• Praticar exercícios físicos no inverno garante uma série de benefícios à saúde física e mental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2021 18:37
    Por Luiz Henrique Almeida

    É só esfriar que a vontade de ficar dentro de casa aumenta, e junto com ela a vontade de faltar aos treinos. A prática de exercícios físicos garante o bem-estar, pois consome energias acumuladas, favorece a saúde mental e ainda por cima, controla o peso. Tem quem não seja afetado pelo inverno, mas muitas pessoas param de praticar exercícios no frio, sem saber o quão prejudicial essa pausa é para a saúde.

    Existe um entendimento, tanto científico quanto popular, de que o corpo precisa de no mínimo 21 dias executando uma prática para que ela se torne um hábito. E começar a praticar atividades e exercícios físicos costuma ser mais fácil no verão. 

    Além disso, quando você tem uma motivação – cuidar da saúde, perder peso, estar em paz com as suas emoções, gastar energia ou participar de competições – também fica mais fácil manter a rotina por mais de 21 dias.

    Durante o inverno, é comum que essas motivações deixem de ser tão claras, e é aí que entram os conteúdos motivacionais.

    A motivação é o primeiro passo para você não se entregar aos cobertores, e para algumas pessoas, é preciso visualizar fisicamente essa motivação, seja através de frases, seja através de imagens que traduzam os seus objetivos. 

    Se você não gosta de academia ou corrida, por exemplo, é importante que teste outras práticas até encontrar uma que se adapte ao seu ritmo. Do contrário, você vai achar muito difícil manter a motivação para seguir praticando exercícios no frio.

    Afasta a depressão

    Durante a prática da atividade física liberamos substâncias químicas do cérebro, neurotransmissores, endocanabinóides e endorfinas, que ajudam a liberar aquela sensação de bem-estar. Então, fugir do frio fazendo exercícios é uma ótima pedida para afastar a depressão. Movimentar-se ajuda a afastar de vez o desânimo.

    Algumas pesquisas mostram que a endorfina é liberada de 24 a 48 horas depois do treino, portanto, se você pratica exercícios regularmente se beneficia e muito no frio quando nem sempre ficamos muito bem ou animados.

    Você estará mais bem hidratado

    Falamos sobre a sensação mais agradável de malhar no frio, pois transpiramos menos e é esse o motivo de estarmos mais bem hidratados. Com o suor perdemos uma quantidade razoável de água fazendo exercício físico, o que no verão pode ser um perigo e no inverno é o contrário, torna-se um benefício. Quando praticamos exercícios físicos aumentamos a capacidade do plasma no sangue que é composto por 90% por água.

    Luiz Henrique Almeida é profissional de educação física (CREF:051682-G/RJ) e proprietário da LA Assessoria Esportiva e da Forge Crosstraining.

    Últimas