Detran estende horário de vistorias mas motoristas ainda enfrentam dificuldades para agendamento
Desde segunda-feira (10), o Posto de Vistoria do Detran, no Alto da Serra, está atendendo até as 22h. Mesmo com o horário diferenciado, os motoristas ainda encontram dificuldades para agendar o serviço. Hoje (12) de manhã a unidade estava com movimento tranquilo e quem estava fazendo a vistoria não precisou esperar muito para o atendimento.
"É estranho chegar aqui e encontrar o posto vazio depois de tanta demora para conseguir fazer o agendamento. Pensei que a fila estaria enorme e ficaria horas aqui aguardando", disse o promotor de eventos, Everton Gonçalves, de 23 anos. Ele contou que demorou três semanas para conseguir agendar a vistoria. "Foi bem difícil conseguir e ainda tenho mais dois veículos para vistoriar. A gente tenta andar certo, mas infelizmente o sistema as vezes impede isso", ressaltou.
A dona de casa Andréa de Almeida, de 50 anos, ainda não conseguiu realizar o serviço. Há dois meses ela tenta, sem sucesso, agendar a vistoria pelo telefone e pelo site. "Tenho sete protocolos de reclamações que fiz na ouvidoria do Detran. Sei que de nada vai adiantar, mas pelo menos registro a minha indignação de não conseguir agendar um serviço do qual sou obrigada a fazer", lamentou. Andréa disse que irá se render ao serviço de um despachante para conseguir o agendamento. "Sei que eles conseguem mais rápido. Será o único jeito", frisou a dona de casa.
De acordo com o Detran, com a extensão do horário, serão ofertadas 50 vagas a mais por dia na unidade (além das 320 que já são oferecidas diariamente), totalizando 250 vagas semanais adicionais. Desde segunda-feira o atendimento no posto está acontecendo de 7h as 22h, durante a semana. E aos sábados, das 7h as 18h.
Segundo o Detran, a extensão do horário noturno tem como objetivo de atender à demanda, que vem aumentando na medida em que os vencimentos dos prazos para a realização da vistoria obrigatório vão se aproximando. Além disso, possibilita que o usuário agende o serviço fora do horário comercial, evitando, assim, que ele falte ao trabalho ou adie compromissos durante o dia.