• Conselho de Cultura se manifesta contra extinção da Fundação de Cultura e Turismo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/04/2017 16:30

    Conselheiros municipais de Cultura se manifestaram na manhã de desta terça-feira (11) na sede da Prefeitura, contra o projeto de lei, aprovado ontem (10) pela Câmara Municipal, da reforma administrativa da Prefeitura que prevê a extinção da Fundação de Cultura e Turismo. Vestidos de preto, cerca de 30 conselheiros da sociedade civil que representam a classe artística petropolitana pediam ao prefeito Bernardo Rossi que não sancionasse a lei até que a mesma fosse discutida dentro do conselho.

    Após duas  horas de espera, um grupo de 15 conselheiros foram atendidos pelo prefeito Bernardo Rossi, que confirmou a sansão da lei. "O prefeito disse que não há como protelar e que a lei será sancionada. Para nós fica a indignação com a falta de diálogo entre o poder público e a sociedade civil. O Conselho Municipal de Cultura é um órgão participativo e deliberativo, acreditamos que seria o local para discutir essa questão", lamentou o presidente do CMC, Claudio Partes.

    Segundo os conselheiros, o projeto de lei só foi apresentado ao CMC durante a reunião ordinária da última segunda-feira (10). "A extinção da Fundação de Cultura é um retrocesso, enquanto todas as outras cidades do Brasil estão criando e elaborando fundações, aqui nós estamos fechando. Petrópolis era modelo", disse André de Amorin (André Amom), representante da cadeira de música do CMC.

    Para os conselheiros com a extinção da Fundação de Cultura há perda de gestão sobre a captação de recursos. "Tudo está bem nebuloso e queremos uma compreensão melhor da lei", ressaltou o presidente do CMC. Após o encontro com o prefeito os conselheiros seguiram até a Câmara Municipal onde foram recebidos pelo vereador Leandro Azevedo. O parlamentar votou contra a extinção da SEcretaria de Esportes, de acordo com o projeto de lei, há a junção da Fundação de Cultura e Turismo e a pasta de Esportes. As duas vão compor o Instituto Municipal de Cultura e Esportes de Petrópolis (IMCE). Já o Turismo, também com estrutura de secretaria, será comandado pelo Turispetro – Departamento de Turismo de Petrópolis.

    Os conselheiros também participaram da sessão da Câmara Municipal na tarde de ontem onde se posicionaram contra a aprovação e sanção da lei. 

    Últimas