• Muro ameaça desabar em casarão no Centro Histórico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/03/2017 19:05

    Uma proteção de ferro em um muro de um casarão na esquina da Avenida Tiradentes com a Rua Raul de Leoni, no Centro Histórico, chama a atenção de quem passa pelo local. A estrutura foi instalada há cerca de cinco meses como forma de contenção ao muro que ameaça desabar. O imóvel construído nos anos 60 pertence à Bradesco Seguros desde 1983. Ainda não há previsão de quando as obras vão começar.

    "O primeiro projeto de recuperação do muro foi indeferido pelo Iphan. Nesta semana, a empresa contratada para fazer a obra fará uma sondagem no terreno e elaborar um novo projeto para enviarmos ao Iphan. Esperamos resolver esta questão o mais rápido possível", disse o gerente da unidade, Marcelo Vincenzi.

    Segundo Marcelo, o problema começou a ser percebido em setembro do ano passado quando foi encontrada uma fenda no terreno, entre o muro e o jardim. Na época, a Defesa Civil foi chamada e recomendou que fosse instalado uma proteção no muro até que a obra fosse realizada. "Chegamos até a colocar tapumes, mas percebemos que algumas pessoas estavam usando o espaço entre o tapume e o muro de forma indevida, então, por segurança, achamos melhor retirar os tapumes e deixar apenas a estrutura metálica", disse. 

    A proteção de ferro também foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que aguarda o projeto de recuperação do muro para avaliação. "A instalação da estrutura foi autorizada por nós. Agora é preciso que apresentem o projeto para possamos avaliar e autorizar o início da reforma", disse a responsável pelo escritório do Iphan em Petrópolis, Fernanda Zucolotto.

    Últimas