• Conheça os ganhadores do Prêmio Maestro Guerra-Peixe

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/03/2017 16:45

     A cerimônia de entrega do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2017 foi marcada por festa e emoção na noite de sábado, quando foram conhecidos os destaques da Cultura em 2016. Para surpresa da plateia, a noite ainda teve direito à declamação de poema pelo ator Carlos Vereza, que subiu ao palco do Theatro D. Pedro – onde estreia nacionalmente seu monólogo em abril – para entregar o prêmio na categoria Teatro. 

    O prefeito Bernardo Rossi entregou um dos prêmios da noite. “Esse é um prêmio de extrema importância para nossa cidade e para a classe artística, pois valoriza esses talentos locais e mostra como Petrópolis é rica em cultura. Prova disso foi a Maratona Cultural, que foi um sucesso com uma programação feita com os nossos artistas locais. Todos estão de parabéns”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que entregou o prêmio de Notório Reconhecimento concedido ao artista plástico Luiz Áquila.

    Um dos momentos mais marcantes foi a entrega na categoria Teatro, que teve como convidado o ator Carlos Vereza. Os vencedores foram do grupo Teatro Circense Andança, pelo espetáculo “Da Outra Margem do Rio”.

    Depois de brincar com o público, Vereza aproveitou o palco que vai receber sua estreia nacional para recitar o poema “A Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade. 

    “Eu me sinto muito feliz de estar na terra de Frei Luiz e D. Pedro, local que tenho uma relação desde os meus 12 anos de idade, para participar desse prêmio tão especial e importante para a cena cultural petropolitana”, comentou.

     Durante a cerimônia, foram apresentados os novos membros da Comissão Julgadora que já está avaliando as obras e trabalhos de 2017. São eles: Arthur Varella, Andressa Canejo, Marcelo Fernandes e Paulo Campinho, representantes do poder público; e André Sampaio, Renata Garcia, Regina Bortoloni, Nathália Karl e Rodolfo Medeiros, representando a sociedade civil, com a maioria, de acordo com o regulamento do prêmio. A cerimônia ainda prestou homenagens aos artistas e agentes culturais falecidos em 2016 no quadro “Janela para a Saudade”.


    Conheça os vencedores:

    MÚSICA POPULAR

    – Banda Hover, pelo álbum “NeverTrusttheWeather” 

     MÚSICA ERUDITA

    – Canarinhos de Petrópolis, Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e Orquestra Filarmônica de Petrópolis, pelo concerto do oratório “A Paixão segundo São João”, de Bach

    TEATRO

    – Teatro Circense Andança, pelo espetáculo “Da Outra Margem do Rio”.

    DANÇA

    – Ballet Heloisa Schanuel, pelo espetáculo “Sonho de uma noite de verão”

    ARTES VISUAIS

    – Camilo Moreira – Exposição “Criando e Perpetuando Objetos”

     LITERATURA

    – Dom Gregório Paixão – “A Catedral de Petrópolis”

    AUDIOVISUAL

    – Diana Iliescu, pelo filme “Ordenha”

    COMUNICAÇÃO

    – Jeane Avellar – site “Petrópolis para Crianças”

    PRODUÇÃO CULTURAL

    – Estúdio Aldeia – Programação cultural anual

    CATEGORIA ESPECIAL

    – Comissão Municipal da Verdade, pela Semana da Memória, Verdade e Justiça

     CATEGORIA “NOTÓRIO RECONHECIMENTO”

    – Luiz Áquila – Pintor, desenhista, gravador, professor

    – Maestro Gilberto Bittencourt

    JANELA PARA A SAUDADE – AGENTES CULTURAIS FALECIDOS EM 2016

    – Frei Antônio Moser

    – Moisés Pregal

    – Gian Calvi

    – Marcos Balthar

    – Sidônio Fernandes

    – Regina Adão

    – Diogo Bento

    – Luís Fernando

    – Marcelo Rocha

    – Flora Guerra-Peixe Müller

    – Maria Isabel Chermont

    – Bety Watkins

    Últimas