• Eduardo Runte Jr. – Homenagem ao mestre

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/03/2017 10:10

    De profissão, engenheiro, assim o amigo e associado do Instituto Histórico de Petrópolis, Eduardo Frederico Runte Júnior, que acaba de nos deixar órfãos de sua alegria, companheirismo autêntico, modelo de criatura nascida para servir.

    Seu pai, que conheci e sempre admirei, foi um artista talentoso e de trabalho magnífico na arte do desenho em bico de pena, .além de diletante na atividade rural, casado na família Comes, integrada por dignos e saudosos empresários do comércio petropolitano, nos bons tempos dos cumprimentos (Alô! Bom dia! Como vai?…) de metro em metro pelas ruas do Centro Histórico. No esbarra-esbarra de hoje quem conhece quem?

    Eduardo Júnior herdou muitos talentos, além de criar o seu, peculiar, de ser prestante, suave, educado, pronto para a ajuda, o conselho, a perpetuação da verdadeira amizade. Estudioso, excelente profissional, criativo, vinha pesquisando a nossa história de Petrópolis, com enfoque na sua especialidade, tendo efetuado rica e completa pesquisa sobre o Centro Histórico, especialmente estudando cada edificação da rua do Imperador e entornos.

    Sua atenção aos bens da arquitetura petropolitana, em diversos trabalhos, junto à pesquisa citada, levou-o ao Instituto Histórico de Petrópolis, aceito como associado efetivo e, desde então, frequente e colaborador da instituição.

    Mestre em sua profissão, lecionou na Universidade Católica de Petrópolis, aprimorando conhecimentos, abrindo horizontes, deixando saudade e reconhecimento no coração de todos os seus discípulos.

    Com sua partida fica menor o rol de mestres pesquisadores da história local e fluminense, que escasseiam diante das novas prioridades deitadas pela política, porém permanece o marco precioso de seus trabalhos para abertura e complementação de novos enfoques na pesquisa da história petropolitana.

    Igualmente fica registrada na alma de seus familiares e admiradores, o exemplo de digno cidadão preocupado com a terra natal, pronto sempre ao aprendizado e aos esclarecimentos aos estudiosos, os quais, como ele, compõem seleto grupo de pessoas interessadas no desenvolvimento da Cidade de Pedro.

    Que o exemplo de vida, trabalho e amor de Eduardo Runte Jr. permaneça bordado no melhor de nossa história e que seu nome receba da municipalidade uma homenagem permanente de consideração, apreço e reconhecimento, gravando seu nome em uma artéria urbana para que as gerações vindouras recordem e saibam de seu valor e de sua contribuição para o desenvolvimento da cidade na qual nasceu e que tanto honrou.


    Últimas