• Sem perícia médica no posto do Detran, motoristas com deficiência não conseguem renovar CNH em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2021 13:31
    Por Janaina do Carmo

    Desde agosto de 2020, os motoristas com algum tipo de deficiência não estão conseguindo fazer a perícia médica para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Petrópolis. O serviço foi suspenso depois que o novo posto do Detran, no Hipershopping do Alto da Serra, foi inaugurado.

    O analista de sistemas Douglas Mattos, de 34 anos, que tem paralisia cerebral é um dos motoristas que não conseguiu renovar a CNH. “Fui ao exame de vista na terça-feira e o médico disse que não podia me liberar sem o laudo médico da perícia do Detran, só que esse serviço não é mais realizado aqui em Petrópolis”, contou.

    Douglas tem a CNH há 17 anos e segundo ele nunca precisou do laudo da perícia para fazer a renovação. “Eu já provei que sou deficiente quando fui tirar a carteira e ganhei na justiça o direito de não precisar do laudo toda vez que tenho que fazer a renovação. Mas essa nem é a questão principal, a minha reivindicação é que o serviço seja feito aqui em Petrópolis como acontecia anteriormente”, ressaltou.

    Ele conta que o serviço só está sendo prestado na cidade do Rio de Janeiro o que seria um transtorno com a locomoção para quem mora em Petrópolis. “Além do gasto com pedágio e com o trânsito, ainda não tem vagas nesse posto do Rio. Não sei quando vou conseguiu regularizar minha Carteira de Motorista”, lamentou Douglas, que depende do carro para trabalhar e ir às sessões de fisioterapia.

    Perícia pode ser exigida

    Procurado pela Tribuna, o Detran respondeu que, em casos como o do usuário Douglas Mattos, pode ser exigida a realização de perícia médica para a concessão ou renovação de carteira de habilitação. A exigência não é nova. “Em 2007, para a primeira habilitação, ele passou pela perícia e foi considerado apto. Em 2017, ele passou novamente por perícia e foi considerado apto. Desta vez, ele foi mais uma vez encaminhado para perícia após realizar o exame médico em clínica conveniada.

    Em função da pandemia, a perícia médica do Detran está sendo realizada exclusivamente no posto do Detran na Gávea, na Zona Sul do Rio. O atendimento de Douglas pelos peritos já está agendando para o dia 08/07, no período da manhã, na Gávea. Ele deverá comparecer entre 9h e 11h, com atendimento por ordem de chegada, conclui a nota.

    Últimas