Petropolitanos vão pagar 6,4% menos pela conta de luz a partir de hoje
A conta de luz vai ficar mais barata a partir de hoje para os 2,6 milhões de clientes da Enel/Ampla em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A redução aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será, em média, de 6,46% para clientes residenciais. Os chamados consumidores cativos – em geral clientes comerciais e industriais – tiveram redução entre 6,24% e 7,12%.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no IGP-M.
Quem tem um gasto alto mensal com luz comemora. Esse é o caso do comerciante José Francisco Passaroni, que tem uma lanchonete há 8 anos, no Centro. “Fiz as contas e vou ter uma economia de cerca de R$200. É um valor considerável e nessa crise faz toda diferença no orçamento. Espero que reduções como essa também sejam aplicadas em outros setores”, contou.