Guarda Civil e Meio Ambiente notificam seis em operação para coibir crimes ambientais
Seis estabelecimentos foram notificados em uma operação conjunta realizada pela Guarda Civil Municipal e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. A operação aconteceu nesta quinta-feira (9) com base em denúncias de crimes ambientais. Nos seis estabelecimentos, fiscais verificaram que os responsáveis não possuem alvará de funcionamento, nem o licenciamento ambiental obrigatório. Em campo, as equipes apuraram 20 ocorrências. As ações aconteceram nos bairros Cascatinha, Nogueira, Itaipava, Corrêas e Valparaíso.
“Vamos começar a atuar de maneira conjunta com a Guarda Civil montando operações para atender as denuncias que chegam ao Meio Ambiente”, afirmou o coordenador e futuro secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, acrescentando que o objetivo é agilizar a resposta da Secretaria às denúncias. “Dessa forma, vamos conseguir atender as demandas atrasadas e as que chegam de forma urgente. Estamos preparados para atender da melhor maneira possível a população petropolitana”, disse.
Na quinta-feira (09.03), os agentes notificaram o responsável por uma obra na Rua Visconde do Uruguai, no bairro Valparaíso. As intervenções realizadas não estavam autorizadas pela Secretaria. O dono do terreno tem agora um prazo de cinco dias para solicitar os documentos, se não o fizer neste prazo, será multado.
Em Corrêas, os fiscais flagraram uma oficina mecânica que funciona como lava-jato sem autorização. O proprietário foi autuado e precisa apresentar a licença ambiental em um prazo de 90 dias.
O fiscal da secretaria de Meio Ambiente, Miguel Fausto, considerou positivo o resultado da primeira operação conjunta. “Neste primeiro dia o saldo é bastante positivo. A ideia é atender 30 denúncias. Seguimos coibindo os casos de desmatamento, queimadas e movimentações irregulares de terra”, disse, lembrando que as prioridades são estabelecidas de acordo com a urgência de cada caso. “a secretaria recebe um grande número de denuncias. Vamos atender a todas no menor tempo possível”, afirmou.
Um novo cronograma de atendimento será montado de acordo com as demandas que chegam ao Meio Ambiente. “As operações em conjunto continuarão sendo realizadas. Durante muito tempo, não houve fiscalização, estamos mudando esta realidade. O nosso trabalho é coibir os crimes ambientais que vem acontecendo na cidade e isso será feito com rigor”, assegura Fred Procópio.