Bingen-Quitandinha: projeto vai à ANTT
Um anteprojeto para a obra de ligação Bingen-Quitandinha, apresentado pela Concer, foi aprovado em uma reunião entre representantes da concessionária e da Companhia Petropolitana de Trânsito Transportes (CPTrans). A proposta foi feita com base no documento apresentada pelo município no fim de janeiro, pelo prefeito Bernardo Rossi, com algumas adaptações feitas por técnicos da concessionária. Agora, as alterações serão submetidas à aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A audiência aconteceu na sede da CPTrans com o gerente de engenharia da Concer, Alcimar Pena e o engenheiro Marvio Ludolf. O presidente da empresa municipal, Maurinho Branco e a equipe de engenheiros e técnicos da CPTrans estiveram presentes para analisar as propostas de alterações feitas pela Concer. Entre elas estão uma incorporação próxima à saída do Bingen e ao Parque São Vicente, e a criação de uma barreira móvel, pré-moldada, que poderá ser aproveitada na conclusão das obras da nova subida da Serra.
“É um projeto muito semelhante ao que a CPTrans já havia apresentado antes. Já debatemos muito esse projeto e ele deverá ser aprovado pela ANTT dentro das normas do DNIT (Departamento Nacional de Trânsito), entre elas o estreitamento do túnel, já que a BR-040 passará a ser em mão-dupla. Viemos aqui para submeter as ideias à Prefeitura, para que tenhamos posição única sobre o assunto”, disse Alcimar Pena.
A própria equipe da Concer vai levar a documentação consolidada com a aprovação da municipalidade para que a ANTT oriente e dê o aval para que as obras sejam iniciadas. Segundo Alcimar, o encontro poderá acontecer ainda esta semana em Brasília e a agência também pode solicitar outras alterações.
“Esse é o reflexo dos esforços do prefeito Bernardo Rossi para viabilizar essa ligação, que há anos é pedida pela população petropolitana. Vamos continuar cobrando para que, agora, ela saia do papel e seja uma realidade para o município. Com a ligação, haverá uma melhora na rotina das pessoas, que não vão precisar ir até o Centro para seguir para o Quitandinha. O trânsito será positivamente impactado. Petrópolis tem muito a ganhar com isso”, disse Maurinho Branco.