CPTrans emite 177 multa às empresas de transportes público por má prestação nos serviços
As empresas de transporte público de Petrópolis estão recebendo 177 multas aplicadas pela CPTrans, empresa responsável pela fiscalização do transporte público. Este é o resultado da fiscalização feita pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes em janeiro que resultou em 219 notificações às permissionárias. As empresas corrigiram 42 dos itens apontados e estão sendo punidas pelos 177 que deixaram de providenciar.
Durante a fiscalização, técnicos da Companhia encontraram problemas de limpeza, bancos rasgados, lanternas queimadas, extintores de incêndio com defeito, falta de adesivos de lotação, propagandas tampando a numeração da linha, bancos soltos, falta de braço de apoio para cadeirantes, luz de freio danificada, teto com avarias, entre outros problemas. Uma lista foi entregue a cada uma das cinco empresas para que elas resolvessem as situações apresentadas.
“Precisamos ser firmes para garantir um transporte público de qualidade à nossa população. O trabalhador deve ter seu direito de ir e vir assegurado, com conforto, em um coletivo que seja adequado ao transporte. Vamos manter uma postura firme, cobrando um serviço cada vez melhor. A população não pode ser penalizada pelos problemas das empresas”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.
Ao todo, Petrópolis conta com uma frota de 366 veículos circulando todos os dias no Centro e distritos. Há, ainda, 20 carros reservas, utilizando quando um veículo quebra ou tem algum problema que o impede de circular. Das 177 multas, 65 serão enviadas à Petro Ita, 50 à Turb, 37 à Cascatinha, 13 à Cidade Real e 12 à Cidade das Hortênsias. As empresas têm o direito de recorrer às multas.
Em janeiro, quando a CPTrans realizou a fiscalização na Transpal, encontrou uma série de irregularidades nos dois ônibus que, à época, atendiam as linhas. Em um deles foram encontrados sete problemas, que foram notificados. O outro sequer foi autorizado a circular, devido às péssimas condições do veículo. A empresa também vinha descumprindo outras obrigações, como a não garantia dos horários e colocando, inclusive, a vida dos usuários em risco, sendo impedida, portanto de atuar em Petrópolis.
“Nosso objetivo é sempre levar à população um serviço de qualidade. Se uma empresa não cumprir com suas obrigações vamos notificar, solicitar os reparos e, caso não realize as alterações necessários vamos multa-las. O caso da Transpal é um exemplo disso. Desde que assumimos já pegamos uma série de reclamações dos usuários. O flagrante do motorista bêbado foi o estopim. Não podemos permitir que esse tipo de coisa aconteça na cidade”, finalizou o diretor técnico operacional, Luciano Moreira.
O Setranspetro informou que acredita que o fato da CPTrans fiscalizar as empresas de ônibus demonstra a regularidade e responsabilidade com o serviço que as empresas prestam a população. Destaca ainda que a grande maioria dos problemas apontados na vistoria foram gerados por atos de vandalismo e serão resolvidos, mas para que os ônibus não deixassem de atender a população e cumprir as viagens, não foi possível realizar todos os reparos no tempo estabelecido. Alguns ônibus chegam a ficar dois dias parados apenas para realização de estofamento de acentos rasgados e bancos danificados.