Bloco da Campanha Xô Mosquito anima a Praça Dom Pedro
Quem passou pela Praça Dom Pedro, no Centro, na manhã de hoje (23) pôde participar do bloco de carnaval da campanha "Xô Mosquito" promovido pela secretaria de Saúde e Defesa Civil. A mobilização tem como objetivo combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Durante todo o dia, foram distribuídos panfletos informativos sobre o combate ao mosquito e mil repelentes para idosos e gestantes, doados pela Cruz Vermelha Brasileira.
"Depois do Carnaval começa o pico da doença e estamos aproveitando essa festa popular para chamar a atenção da população para combater o mosquito", disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes. Para o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, a mobilização tem como objetivo mostrar que a luta contra o mosquito é de todos. "Estamos fazendo um barulho para mobilizar o petropolitanos a entrar nesta luta. Não podemos deixar o mosquito nascer e para isso não podemos deixar água parada. O importante é que cada um tire 10 minutos neste período de Carnaval para eliminar os focos do mosquito", alertou o secretário de Defesa Civil.
A campanha "Xô Mosquito" foi lançada no dia seis e segue até o fim do verão.
Até o momento, os agentes já vistoriaram mais de oito mil imóveis, com a identificação de 258 possíveis focos das doenças. Em 13 dias, as equipes atuaram também em 53 Centros de Educação Infantil (CEIs), chegando a duas mil e quinhentas pessoas, entre alunos, pais e professores.
Este ano, 18 casos de dengue já foram registrados pelo Setor de Epidemiologia. Até o momento, nenhuma caso de Zika vírus ou febre chikungunya foram notificados.
"A nossa grande preocupação é com a febre chikungunya por isso nossos agentes estão atuando nos 14 lares de permanência para idosos e nos centros de educação infantil. Idosos e crianças são os que mais sofrem e estamos indo nessas unidades com campanhas de conscientização", disse Paulo Renato.
As aposentadas Alminda Passos, de 75 anos e Rosália Antonieta Pereira, de 84 anos, garantiram os seus repelentes. "Essa iniciativa é muito boa. Eu cuido da minha casa e não deixo água parada, todo mundo deve fazer a sua parte", disse Rosália. "Meus potinhos de plantas estão sempre limpos e nunca estão com água. É preciso ter cuidado", ressaltou Alminda.
Além do combate ao mosquito, bloco de carnaval da campanha "Xô Mosquito" também contou com a participação das equipes do Programa DST/Aids e Hepatites com distribuição de preservativos e da Secretaria de Assistência Social com orientações sobre o Disque 100 e combate a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes.