Superação marcou o primeiro torneio de Crossfit da cidade
No último sábado (20), Itaipava recebeu o primeiro campeonato de Crossfit da região. O evento nomeado de "Jogos Vorazes" contou com aproximadamente 100 pessoas, sendo 54 alunos. A competição recebeu inscrições do Crossfit Itaipava, CrossFit Serra, Crossfit Crown do Rio de Janeiro e do Crossfit 2585 de Juiz De fora -MG.
A primeira etapa dos jogos aconteceu pela manhã no Parque Municipal de Itaipava. À tarde, a competição teve continuidade na box do Crossfit Itaipava. A modalidade que virou uma febre nacional, é um programa de treinamento que trabalha: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio,precisão e pode ser praticada por qualquer tipo de pessoa, independente da idade.
Segundo o organizador do evento, o coach Bruno Christ, "Os Jogos Vorazes" foi divido em três categorias de nível de condicionamento: "Rookie" para estreantes no mundo das competições, separando o treino entre quatro pessoas; "Scaled" para que já vive o esporte, mas ainda não consegue executar todos os movimentos com cargas e qualidade desejada, separando o treino entre duas pessoas; e "RX" para os atletas que já competem com cargas e padrão de execução intensa. Nessa categoria, os atletas competem sozinhos.
A competidora da box Crossfit Serra, Michelle Defaveri, de 26 anos, ficou em segundo lugar na categoria RX e foi o grande destaque do torneio, por sua história de superação. Ela contou a emoção deste momento: " Eu fiquei muito surpresa. Na primeira etapa dos jogos, tinha corrida e quando eu já estava chegando no final, que eu escutei todo mundo gritando meu nome, fiquei em estado de choque. Pra mim foi a competição que mais me emocionou". Michelle pratica crossfit há apenas cinco meses e já participou de competições no Rio de Janeiro e em Juiz de Fora. "O crossfit mudou completamente a minha vida. É um esporte que eu me sinto desafiada. Aprendi que quando eu acho que já estou no meu limite eu ainda posso ir mais além", afirmou a atleta.
Há pouco mais de um ano, Rafael Bento de 37 anos pratica a modalidade, também na box Crossfit Serra. Ele já participou de outras duas competições, sempre na categoria RX , e pegou o pódio em Itaipava com o terceiro lugar. " As competições servem para mostrar os resultados dos treinos diários. Superação a cada treino e em cada torneio. Meu foco é disputar a categoria "Master" acima de 40 anos", conta Rafael.
O atleta participa das competições também como Judge (juiz). O próximo torneio que atuará como judge, será no InterRio, que esse ano acontece no Arnold Classic, no Rio de Janeiro.
De acordo com o coach Christ, o primeiro evento de Crossfit em Petrópolis, em um espaço aberto ao público, foi uma oportunidade de apresentar o esporte que vem atraindo cada vez mais novos praticantes. Já para os alunos, foi a chance de vivenciar a parte competitiva do esporte e testar seu condicionamento físico.
Classificações:
Categoria RX:
Masculino:
1 Diego Knob
2 Daniel Murta
3 Rafael Bento
Feminino:
1 Desireé Guerra
2 Michelli Defaveri
3 Carol Portugal
4 Roberta Müller
5 Mariana Espirito Santo
6 Flavia Xavier
7 Bianca Xavier
Categoria Scaled:
Masculino:
1 Eduardo / Guilherme
2 Gabriel M./ Gabriel Kneipp
3 Julio Cesar / Gustavo Pontes
4 Rodrigo Balter/ Luiz Tkotz
5 Magno/ Diego Marques
6 Fernando/ Igor
7 Vitinho/Wallace
8 Diogo Bahiense/ Hyago
9 Bruno Costa/ Phill
10 Renique/ Bruno Gomes
Feminino:
1 Bia / Camila
2 Gisele/ Fabiola
3 Marcela / Giuliana
4 Aline / Helena
Rookie:
1 Pedro/Alba/Marcela G/ Vitoria
2 Maria Julia/Mariana B/ Dani/ Priscila
3 Dea/Ciça/ Day/ Luiza
4 Flavia/Denise/Nath P