• Youtuber petropolitano ameaça animais e vídeos viralizam na internet

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  • 30/05/2021 14:37
    Por Luana Motta

    Calma! Não é bem assim, é por uma boa causa. Usando legendas curiosas e sensacionalistas em suas publicações, o perfil Maionese conseguiu conquistar mais de 3 milhões de seguidores na internet e ajudar em várias causas sociais. O petropolitano Matheus Augusto, de 27 anos, tem ganhado as redes produzindo vídeos engraçados com a intenção de chamar a atenção para causa animal na cidade.

    Todo mundo gosta de boas notícias, mas na maior parte das vezes o que viraliza nas redes sociais são notícias negativas. Pensando nisso, Matheus resolveu usar esses cliques a seu favor para ajudar outras pessoas.

    “Tive essa impressão quando surgiu a notícia de que um segurança do Carrefour tinha chutado um cachorro de rua, e só se falava disso em todos os portais de notícia, enquanto notícias de pessoas que ajudam os animais eram raras… Isso me gerou uma certa revolta, pois na minha opinião, o que deveria viralizar são notícias boas”, conta Matheus.

    E não deu outra, vídeos do Maionese que prometem ensinar a “Largar o facão nos cachorros de rua” ou “Tacando estrela ninja nos cachorros de rua”, tem mais de 700 milhões de visualizações no Youtube. Matheus usa o clickbait. É uma estratégia de divulgação de conteúdo que usa títulos sensacionalistas para chamar a atenção e ganhar o clique do internauta, como fizemos nesta matéria. Em todas as publicações do Maionese, a primeira impressão é a de que estamos prestes a abrir um vídeo revoltante sobre maus-tratos a animais, mas o conteúdo é capaz de fazer qualquer um esboçar um sorriso.

    O canal Maionese tem mas de 1,3 milhões de inscritos no Youtube. (Foto: Reprodução/ Youtube)

    “Em meus vídeos eu abordo temas sociais, porém tento fazer isso de uma forma engraçada e leve. Gosto de gravar vídeos ajudando animais de rua, pessoas de rua. Mas também gravo vídeos de culinária, onde ensino fazer a receita para o telespectador que está assistindo o vídeo, e depois distribuo as receitas para moradores de rua”, conta Matheus.

    Cadela que sofria maus-tratos ganhou uma nova família através dos vídeos

    Na cidade, Matheus divulga o trabalho de ongs e entidades de proteção animal. Através dos vídeos, a Dog’s Heaven conseguiu arrecadar R$ 30 mil em uma campanha. Recentemente uma das cadelas que vivia no abrigo da entidade conseguiu uma nova família depois de ficar conhecida pelos vídeos. A cadela Rosinha tem uma história triste de resgate. Ela foi salva de seu antigo tutor que a maltratava. Ele havia jogado óleo quente na cadela, queimando sua face e corpo, e ela acabou perdendo a visão de um dos olhos.

    Rosinha foi adotada por uma família de São Paulo que veio à Petrópolis só para buscá-la. (Foto: Divulgação/Maionese)

    “É muito difícil adotar um cachorro nessas condições, e por isso ela ficou uns 5 anos no abrigo. Até que uma pessoa de São Paulo, que viu os vídeos, conheceu a história da Rosinha, e veio de carro pra cá pra poder adotá-la. E agora ela está la, vivendo com uma família em um lar com muito amor. Isso me emocionou bastante”, contou Matheus.

    Um dos seus últimos vídeos, “Espirrando SBP nos gatos” ajuda a divulgar o trabalho da Turma do Peludo, que abriga mais de 50 gatos resgatados.

    “Tenho vontade de ajudar outras instituições fora de Petrópolis. Mas a pandemia fez com que eu acabasse ficando por aqui mesmo. Quando isso tudo melhorar, tenho vontade de viajar o Brasil gravando vídeos com outras entidades e pessoas que precisam de ajuda”, conta.

    Embora a maioria dos vídeos sejam sobre a causa animal, Matheus já ajudou a promover outras campanhas. Como a história do atleta Christian Barbosa dos Santos que vendia balas no sinal na cidade para juntar dinheiro para competir no mundial de Jiu-Jitsu em Portugal. O jovem conseguiu arrecadar o valor que precisava para a viagem.

    “Teve também o caso do Raphael Albarte, um menino do Complexo do Chapadão, que tinha um sonho de construir um ateliê de artes para trabalhar. E graças ao vídeo que fiz dele, as pessoas ajudaram e ate superaram a meta de vakinha. Que era de 5 mil reais, e conseguimos que fossem doados 7.500 reais”, conta.

    Em dois anos, Maionese tem mais de 3 milhões de seguidores

    Matheus não tem perfil pessoal. Seu trabalho de youtuber e influencer é feito pelas redes do Maionese. São 1,3 milhões inscritos no Youtube, 2,2 milhões no TikTok e 397 mil no Instagram. Embora todo o conteúdo publicado seja de cunho social, recentemente o Instagram tentou remover do Maionese a conta do ar, alegando que são contra os princípios da plataforma. Por isso Matheus conta que optou por arquivar a maioria dos vídeos.

    “Eu gosto de ter meu trabalho reconhecido, fico muito feliz com isso, parece ate um sonho. Mas eu evito mostrar meu rosto, minha família, etc. Por conta das ameaças que recebo de pessoas que não veem o vídeo inteiro e acreditam que eu realmente maltrato animais”, desabafa.

    Agora, Matheus está fazendo um novo projeto. Ele busca parcerias com restaurantes ou lojas de produtos alimentícios para distribuir a pessoas em situação de vulnerabilidade. “No momento estou tentando promover um tipo de parceria social no Instagram. Aonde eu faço a publicidade de algum restaurante ou loja que me entregue produtos, mas ao invés de ficar com os produtos pra mim, eu distribuo os produtos pra pessoas carentes ou pessoas de rua”, contou.

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