• Exigência de carimbo em declaração escolar gera reclamações em ônibus

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  • 17/02/2017 12:10

    Muitos pais de alunos da rede pública de ensino reclamam das dificuldades e da falta de informação para conseguir validar os cartões de passe livre para ônibus em Petrópolis. Na maioria dos casos, são alunos recém-matriculados nas escolas municipais e que dependem da validação de uma declaração escolar para poder embarcar no coletivo. Pâmela Ventura, de 34 anos, matriculou seu filho numa escola pública. Ela mora em Itaipava e já é a segunda vez que vem ao Centro para resolver o problema da criança, que tentou embarcar no ônibus com uma declaração mas acabou tendo que pagar passagem porque o documento estava sem o carimbo que atesta a veracidade do documento.  “Eu vim aqui no início da semana, mas a fila estava tão grande que eu desisti. Aí voltei com mais calma hoje. O problema é que está muito cheio e a gente perde horas aqui só para ser atendido e conseguir resolver o problema. Meu filho é muito certo com as coisas dele. Quando foi barrado no ônibus ficou muito chateado. Eu já tinha explicado pra ele essa situação, mas ele tentou embarcar mesmo sem o carimbo. Resumindo: ele está pagando passagem para estudar, mesmo uniformizado”, disse.

    Pâmela chegou a ficar cerca de 15 minutos na fila, do lado de fora do posto do Riocard, mas foi orientada por um funcionário sobre o procedimento necessário para carimbar a declaração. “O que está acontecendo é que falta informação. Não sei se é a escola que não está comunicando ou se eles não estão dando muita atenção pra isso. O fato é que paguei passagem esses dias todos para o meu filho, até que agora consegui resolver o problema”, contou. O caso da manicure Rayana Pinto é bem semelhante. Ela mora na Fazenda Inglesa e só de olhar a fila no posto de atendimento se assustou. “Eu passei aqui duas vezes, no meu horário de almoço, mas desanimei. Até que hoje resolvi encarar. Tem muita gente para poucos atendentes, eu acho”, explicou.

    Depois de aguardar quase meia hora ela, enfim, conseguiu resolver o problema. “Perdi meu horário todo, mas resolvi!”, completou.


    Moradores impediram saída de ônibus do Neylor

    Na última quarta-feira, alunos foram impedidos de embarcar num coletivo na Comunidade do Neylor, com destino ao Centro, porque as declarações não estavam carimbadas. O caso gerou tumulto e moradores montaram barricadas para impedir a saída de dois ônibus até que o problema fosse resolvido. 

    Depois de quase duas horas, com a presença da Polícia Militar, um responsável pela Viação Cascatinha, que atende ao bairro, explicou aos moradores que o documento precisa ser carimbado para evitar fraudes.Somente a partir de então os coletivos voltaram a circular. “As crianças entraram no ônibus, mas o motorista não quis deixar passar com a declaração sem o carimbo. O problema é que as mães têm que ir no Centro carimbar”, lamentou Thyfani Nascimento, 19 anos. Ela tem um irmão que estuda na rede municipal e precisou ir a pé para a escola ontem. “Meu irmão desceu a pé”, reclamou. 


    Cartões foram revalidados

    O Sindicato das Empresasde Transportes Rodoviáriosde Petrópolis (Setranspetro)informou queos alunos que estudavam narede municipal ano passado econtinuam matriculados tiveramos cartões reativados noprimeiro dia de aula. Para ocaso de alunos que ainda nãofizeram o cartão, a declaração é aceita, mas deve ser validadana Rua do Imperador, 100.No momento da validação dadeclaração também é feitocadastramento e pedido docartão que é entregue nomáximo em 10 dias. O atendimentoé feito das 8h30 às16h30. É possível obter maisinformações no site www.setranspetro.com.br.

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