Tempo curto de internação e vítimas cada vez mais jovens
Maio registrou menos mortes que março e abril, mas já ultrapassou janeiro, com 110 óbitos. Este mês, até o dia 24, já foram registrados 119 óbitos. E a ocupação dos leitos de UTI voltou a ficar acima de 80%.
Jovens vítimas
Analisando apenas as mortes em maio é espantoso que 34 foram de pessoas que ficaram menos de uma semana internadas e vieram a óbito. E ainda sete que morreram no mesmo dia de internação. E, entre essas mortes, pessoas jovens de 25, 41, 37 e 26 anos. Este recorte deveria ser estudado pela prefeitura. Chegaram tão mal nos pontos de atendimento porque não tiveram socorro no início da manifestação dos sintomas? Essa que é a pergunta.
Crianças também
Com quase 38 mil casos confirmados da doença desde o início da pandemia em Petrópolis chama a atenção a quantidade de crianças contaminadas, boa parte nos últimos meses. São 691 casos de crianças até 09 anos. Se considerarmos ainda pessoas entre 10 e 19 anos são mais 1.711 casos.
Pernada
Bem que a gente avisou que o deputado federal Hugo Leal iria tomar uma pernada dos novos integrantes do PSD, Eduardo Paes, Rodrigo Maia e César Maia. Paes assumirá a presidência do partido no Estado, até então nas mãos de Hugo Leal, pensando no fortalecimento e preparação da legenda para 2022.
Emoção
A suspensão da demolição de mais de 300 casas às margens da BR-040 definida em Brasília pelo Ministério da Infraestrutura levou às lágrimas os presentes à reunião que selou o final feliz. A emoção da coordenadora executiva do CCDH, Carla Carvalho, contagiou o ministro Tarcísio Gomes que também chorou. E no final, o interino Hingo Hammes, o vereador Maurinho Branco e os deputados Vinicius Farah e Dr. Luizinho também foram às lágrimas.
Guerreiros
E Carla e demais do CCDH tinham muitos motivos mesmo para chorar de tantas indas e vindas à Brasília apelando pelas famílias. E nesta viagem – além de muitas outras – a equipe teve de ir de ônibus. Foram 13 horas de estrada.
Contagem
Petrópolis está há 143 dias sem prefeito eleito pelo povo.
Fator Romário
E há quem aposte que Bernardo Rossi pode ‘se dar bem’ pegando uma carona na popularidade do senador Romário. Mas, gente… Na delação de Cabral Romário é citado como tendo recebido R$ 3,5 milhões para apoiar Pezão em 2014. Acho que este apoio não deve ser uma boa…
Quem diria…
A política, como dizem os entendedores, é mesmo uma dinâmica. Vejam que no PL Bernardo Rossi terá como companheiro o governador Claudio Castro e num futuro próximo… Flávio Bolsonaro.
Falsos atestados
A corrida por atestados de comorbidade tem gerado suspeita de pessoas furando a fila de vacinação contra a Covid-19. A prática é investigada pelo Ministério Público em pelo menos 12 estados e no Distrito Federal. Dentre as doenças campeãs alegadas nos atestados supostamente falsos estão hipertensão e diabetes.
Sem faixa
Há dois anos os moradores do Condomínio Residencial Cenário de Monet, em Corrêas, lutam para conseguir uma faixa de pedestres. Chegaram a fazer um abaixo-assinado encaminhado ao DNIT para que no local, a União e Indústria, fosse colocada uma faixa elevada. Porém, a CPTrans não deixou sob a alegação que tinha um projeto maior para a área. E os moradores ficaram sem nada: nem a faixa do DNIT nem o projeto da CPTrans.
Dark Tourism
Cada vez mais comum, a prática de fazer tour em cemitérios ou em locais onde aconteceram assassinatos é tema da mesa-redonda “Dark Tourism: turistificação e lugares de memórias sensíveis”, que acontecerá hoje, às 17h20, pelo Google Meet. O evento faz parte das ações do projeto de extensão “No batuque das águas do Caxambu: projeto de sensibilização e mobilização em Petrópolis/RJ”. A mesa-redonda contará com a participação das historiadoras Rachel Wider e Nara Santana, e das alunas Nicolly Thomazi e Tamires Fraga, bolsistas do projeto.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br