Prefeitura vai seguir Plano Nacional de Imunização e aguarda orientação do Estado sobre calendário unificado de vacinação
A Prefeitura de Petrópolis informou em nota enviada à Tribuna, que vai continuar seguindo o que estabelece o Plano Nacional de Imunização contra a covid-19 elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) e que aguarda orientações por parte do Estado sobre o calendário único de vacinação. Na quarta-feira (26), o governo estadual divulgou um calendário unificado em todo o Rio de Janeiro para a imunização contra a covid. O início da vacinação, seguindo as datas programadas pelo Estado, começa em junho e segue até outubro.
Na nota, a Prefeitura ressaltou que “qualquer ampliação de público a ser vacinado depende do envio, por parte do Ministério da Saúde, de novos lotes do imunizante destinados a aplicação de primeiras doses”. No momento, Petrópolis está vacinando profissionais da Saúde acima de 30 anos, pessoas com comorbidades com mais de 40 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos e outros grupos.
A campanha de vacinação contra a covid-19 começou em janeiro e até quarta-feira (26), 80.224 pessoas receberam a primeira dose. Destas, 33.975 tomaram a segunda dose do imunizante em Petrópolis. De acordo com dados da Prefeitura, dos 130.430 moradores da cidade que fazem parte dos grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Imunização, 60,66% receberam a primeira dose e 26% concluíram o esquema de vacinação contra a covid-19.