Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa: 24 escolas da rede municipal aderem à ação
Vinte e quatro escolas da rede municipal vão participar da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A competição reconhece o trabalho de professores (as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.
O concurso já está em sua 7ª edição.
Os gêneros envolvidos na Olimpíada são diferentes, de acordo com a série do aluno: Poema: 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 3ª série do Ensino Médio.
No regulamento, que está disponível no site da inscrição, as etapas estão descritas, bem como as datas, e como os professores devem realizar as atividades de registro com os alunos para a participação no concurso, além do relato da pratica docente.
“A Secretaria de Educação agradece e parabeniza os professores e estudantes que fizeram questão de participar da Olimpíada. Temos muitos talentos na nossa rede municipal e esse tipo de competição, sadia, é muito estimulante para os professores e alunos que, mesmo no ensino remoto, não deixaram de fazer suas atividades e continuam se destacando na prática pedagógica”, aponta a secretária de Educação, Marcia Palma.
Os vencedores da etapa nacional ganharão certificado, notebook e mouse para os professores; certificado e tablet para os alunos; placa de homenagem, acervo para biblioteca para as escolas e placa de homenagem para a Secretaria de Educação.