Prefeitura anuncia em reunião com o MP estudo para realização de processo seletivo da Saúde
Na última reunião com representantes dos ministérios públicos Estadual e Federal ocorrida na semana passada, a Prefeitura de Petrópolis informou que está analisando a realização de um processo seletivo para a Saúde. De acordo com a ata do encontro, o governo municipal disse que já realizou o levantamento da necessidade de contratação e que o processo foi encaminhado para avaliação do impacto financeiro-orçamentário.
A realização do processo seletivo para a Saúde é uma alternativa ao concurso público, que deveria ter sido realizado no ano passado, mas devido à pandemia da covid-19 não aconteceu. Na época, o ex-prefeito Bernardo Rossi conseguiu na justiça suspender os prazos para promover o concurso alegando os efeitos financeiros provocados pela pandemia e as regras que proíbem aglomerações.
A promoção do concurso público em Petrópolis faz parte de uma ação na justiça que determinou, em 2019, a demissão de todos os contratos por Regime de Pagamento Autônomo (RPA) e substituição desses profissionais por concursados. A determinação judicial vale não só para a área da Saúde, mas também para a Educação e Assistência Social. As três pastas mantêm o maior número de contratações por RPA.
O último concurso público para a área da Saúde realizada pela Prefeitura de Petrópolis foi em 2016 para a contratação em todos os níveis de escolaridade.