André Carvalhal, autor de importantes livros de moda, ministra palestra em Petrópolis
Um dos grandes nomes da moda no país estará em Petrópolis no dia 14 de fevereiro, às 19h, para uma palestra sobre as transformações que o setor vem enfrentando nos últimos anos. André Carvalhal vai participar da aula inaugural do curso de Design de Moda da Universidade Estácio de Sá. Autor de “A moda imita a vida” e “A moda com propósito”, trabalhou por dez anos como gerente de marketing e conteúdo da Farm, uma das marcas mais conceituadas nacionalmente. Para Petrópolis, ele traz o conceito de consumo consciente e vai discutir também, no auditório da universidade, a sustentabilidade nos dias atuais.
A coordenadora do curso de Moda da Estácio, Marcia de Souza Borges, explicou que buscou trazer um nome que representa a moda, a fim de dar ainda mais visibilidade para o curso. Após a palestra, ele vai participar de uma mesa de autógrafos, com os convidados. Marcia acredita que as transformações que vêm ocorrendo, impactaram de uma forma ou de outra, em todos os setores. No caso da moda, ela defende que é preciso, neste momento, perceber o comportamento do consumidor e cada vez mais entender o público-alvo do produto que está sendo vendido. Ela lembra ainda que o conceito de sustentabilidade vem sendo discutido desde os anos de 1970, mas que realmente começou a fazer parte do cotidiano das pessoas a partir do ano 2000. E este é um nicho que deve ser explorado.
A transformação mais radical no mundo da moda, ela acredita que vem dos últimos cinco anos, mas que a cada 365 dias muda mais um pouco. “Há três anos, lembro de ter lido um artigo que dizia que a moda como nós conhecíamos, estava acabando. Há 1,5 ano já se falava de uma reinvenção, motivada pela onda de grandes marcas consolidadas que estavam fechando”, disse.
Marcia afirma que o fortalecimento do e-commerce tirou muito o consumidor da compra física. Mas que, independente disso, há um grande movimento de consumo consciente. “É este conceito que o André vai trazer para a palestra. Acho bacana que uma cidade conectada com a moda, como a nossa, possa entender, ouvir e trocar olhares com uma pessoa que está propagando uma tendência de comportamento tão importante”, comentou.
Em Petrópolis, ela reforça que é preciso estar atento às transformações, principalmente porque, segundo ela, 1/3 da sociedade vive direta ou indiretamente da moda, na cidade. “Como viver em uma sociedade que vive da moda e não a discute?”, indagou, questionando a baixa adesão dos empresários em eventos promovidos pelo Sebrae, por exemplo.
A palestra com André Carvalhal é gratuita e aberta ao público, mediante a inscrição que deve ser feita pelo número de whatsapp (24) 98182-7154. O auditório da universidade tem capacidade para 140 pessoas.