Pesquisa do Ibram: Museu Imperial foi a unidade museológica mais visitada em 2016
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) colocou o Museu Imperial como a unidade museológica mais visitada no ano de 2016. Foram 350.714 visitantes ao longo do ano. Desde o primeiro levantamento, iniciado em 2011, a unidade se mantém como a unidade museológica mais visitada do ano. O Museu da Inconfidência, em Minas Gerais, ficou em segundo lugar com 156.570 visitas, seguido do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, por onde passaram 123.370 pessoas. O Ibram têm vinculados 31 museus de todo o país, que receberam mais de um milhão de visitantes em 2016.
“É a terceira vez que visito o museu. Aqui é bem bonito e preservado. Toda vez que venho a Petrópolis não fico sem passear por estes jardins”, disse a técnica em química e moradora da cidade do Rio de Janeiro, Amanda Guedes, de 32 anos. A turista estava visitando o Museu Imperial na tarde de ontem (1º) ao lado da família. “É o aniversário da minha irmã e viemos passar aqui na cidade imperial”.
A aposentada Verônica Guedes estava ansiosa para conhecer as dependências do museu. “Minha filha fala muito bem daqui e estou curiosa para conhecer a história dos imperadores”, disse. Antes de entrar no museu, a família passeou pelos jardins e posou para fotos. “Aqui é muito bonito, vale muito a pena”, ressaltou a turista.
A marca de mais de 350 mil visitantes foi alcançada levando em conta não apenas a visitação ao Palácio Imperial, mas também o espetáculo Som e Luz, a dramatização Um Sarau Imperial e outros projetos realizados pelo museu. “São turistas nacionais e estrangeiros, professores, estudantes e moradores da cidade. E em função dos jogos olímpicos, também registramos um aumento expressivo de público vindo de vários países como Estados Unidos, Bélgica, Austrália, Alemanha, dentro outros”, disse a coordenadora do setor de Educação do Museu Imperial, Regina Resende.
Só pelo setor de Educação, o Museu Imperial registrou mais de 50 mil visitantes em 2016. “Temos seis projetos permanentes que tem como objetivo divulgar a história da cidade e o rico acervo do museu. Esses projetos são muito significantes pois trabalham bastante com alunos da rede pública. E são todos gratuitos”, explicou Regina.
A pesquisa feita pelo Ibram é anual e obrigatória por lei. Mensalmente os museus enviam ao instituto seu quantitativo de visitação e o Ibram faz a tabulação dos dados e a divulgação dos resultados.
Veja o ranking dos 10 museus do Ibram mais visitados em 2016:
Museu Imperial – 350.714
Museu da Inconfidência (MG) – 156.570
Museu Histórico Nacional (RJ) – 123.370
Museu Nacional de Belas Artes (RJ) – 63.538
Museu da República (RJ) – 59.279
Museu das Missões (RS) – 27.425
Museu Lasar Segall (SP) – 24.329
Museu Arte Sacra de Paraty (RJ) – 23.985
Museus Raymundo Otoni de Castro Maya Chácara do Céu (RJ) – 23.292
Museu do Diamante (MG) – 21.685