Entrega dos resultados do Teste do Pezinho está atrasada
Desde o ano passado nenhum resultado do Teste do Pezinho está sendo entregue no Centro de Saúde Coletiva, da Rua Santos Dumont. O exame é realizado pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE) e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o governo do Estado estaria em atraso com o pagamento. O teste é realizado logo nos primeiros dias do bebê e é importante para diagnosticar precocemente algumas doenças como o hipotireoidismo, a anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística. As mães que ligam para ao Centro de Saúde são informadas que não há previsão para a entrega dos resultados.
Além do Centro de Saúde a coleta do sangue, pela rede pública, também é feita pelo Hospital Alcides Carneiro (HAC). O sangue é levado para o IEDE que fica responsável pela realização do exame. Por mês, são realizados entre 200 e 250 testes no Centro de Saúde e no HAC. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que quando é detectado qualquer problema com os bebês o IEDE expede os laudos diretamente para a secretaria.
A agente de saúde bucal Jéssica Roberta Simões Macedo, de 28 anos, está preocupada com o atraso da entrega do resultado. “Já fui duas vezes no Centro de Saúde e me informaram que não tem previsão para o resultado chegar. Me disseram que desde o meio do ano passado não chega nenhum exame. Tô preocupada porque este teste é importante. Se o meu filho tiver algum problema o diagnóstico será tardio”, lamentou.
O teste faz parte da documentação do bebê, junto com a Caderneta de Saúde da Criança. Além disso, o exame compõe a Triagem Neonatal, que é um conjunto de testes realizados no recém- nascido com a intenção de diagnosticar doenças variadas. Também estão incluídos na Triagem Neonatal os testes da Orelinha e do Olhinho.