Painel Djanira: licitação para restauração da obra ainda não foi concluída
Após mais de três meses do início da licitação para a restauração do painel Djanira, o processo ainda não chegou ao fim. A primeira sessão aconteceu no dia 28 de janeiro, quando três empresas apresentaram propostas. Agora, mais de 90 dias depois, a Prefeitura de Petrópolis marcou uma nova reunião para esta sexta-feira (7).
De acordo com a Prefeitura, três empresas apresentaram proposta, mas duas não passaram da fase de habilitação. A empresa que se manteve na concorrência passou também pela segunda fase da concorrência (proposta técnica) e está na fase final no Departamento de Licitações (Delca), restando, na sexta-feira, a abertura do último envelope (com preço) para a conclusão do processo licitatório. Se a empresa passar também desta fase, haverá a assinatura do contrato.
Há três anos, o painel Djanira aguarda em uma sala do Centro de Cultura Raul de Leoni pela restauração. O investimento com a reforma é de cerca de R$ 700 mil e a previsão é que todo o trabalho seja concluído em oito meses, após a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação.
A realização do pregão faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura de Petrópolis e o Ministério Público Federal (MPF), em 2010. O painel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e retrata imagens da Cidade Imperial.
Na obra estão os traços que eternizam o carinho da artista por Petrópolis em que passou longas temporadas desde 1947. A pintura tem mais de 12 metros e foi doada por Djanira para o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, no Centro, onde permaneceu por 64 anos no auditório da escola.