Seletiva Olímpica de Natação para os Jogos de Tóquio tem última etapa neste sábado, no Rio
A sexta e última etapa de provas eliminatórias da Seletiva Olímpica de Natação foi realizada na manhã deste sábado (24/4). Após as disputas, nove nadadores do Teknisa/Minas se garantiram nas finais em busca dos índices olímpicos para os Jogos de Tóquio. A competição é realizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), e as finais começam a partir das 18h30, com transmissão da TV CBDA, Canal Olímpico do Brasil e Band Sports. Serão disputadas as provas de 50m livre feminino e masculino, 200m costas feminino, 100m borboleta masculino e 800m livre feminino.
Nos 50m livre masculino, Lucas Peixoto e Marco Antonio Junior estão na disputa pelas primeiras posições e também da marca olímpica de 22s01. Nos 200m costas, Fernanda Celidônio representa o time minastenista em busca do índice de 2m10s39. Nos 100m borboleta, Vinícius Lanza, que já alcançou o índice dos 200m medley, passou para a final com o melhor tempo (52s45). Os jovens Victor Baganha e Gabriel Perseguin, de 18 anos, também nadaram bem pela manhã na prova e estão na disputa pelo índice de 51s96. A última prova da Seletiva será os 800m livre, com a presença de Beatriz Dizotti, já classificada para os 1.500m livre, Maria Paula Heitmann e Maria Eduarda Seifer.
Classificados para a final dos 100m borboleta, Victor Baganha e Gabriel Perseguin estão confiantes em melhorarem as suas marcas. “Tanto eu, quanto o Gabriel e o Lanza temos tudo para chegar de tarde e fazer o nosso melhor. Quero encaixar um pouco mais a prova”, afirmou Baganha. Perseguin também comentou sobre o seu desempenho. “Gostei muito da minha prova, a volta foi muito boa. Sinto que consigo encaixar mais a ida e melhorar a chegada, que não foi tão boa, para ir e fazer o meu melhor tempo da vida”, completou.
A Seletiva Olímpica não tem contagem de pontos e não entregará troféus aos clubes participantes, não sendo uma competição para fins do Ranking Nacional de Clubes.