Petropolitana de 11 anos compete no The Voice Kids 2017
Valentina Francisco é a menina meiga de saia de florzinha e fita na cabeça que cantou com garra nada mais nada menos que “Rock and Roll”, de Led Zeppelin, na estreia das audições da segunda temporada do The Voice Kids. Ela é uma das 13 crianças que se apresentaram no último domingo, dia 8, no programa nacional de competição musical infantil. Hoje, às 13h50, vão ao ar as apresentações para a continuação da escolha dos times. A busca pelo próximo astro mirim promete ser acirrada.
A “boneca roqueira” surpreendeu a todos ao subir no palco e mostrar sua potência vocal. Ivete Sangalo, uma das juradas, comentou sobre o conjunto de “contradições” da menina que não perdeu a ternura ao cantar os timbres radicais do rock. Tantos elogios não foram suficientes para torná-la a escolhida de Valentina, que preferiu entrar para o time de Carlinhos Brown. "O que você quiser fazer com sua voz você fará", afirmou o técnico vencedor. Na primeira semana de Audições às Cegas, 11 crianças foram classificadas pelos dois cantores e pela dupla Victor & Leo.
Valentina conta que gostou muito da estreia no programa e sentiu muito bem e à vontade no palco. “Saí de lá com a bochecha dolorida. Sabe por quê? Porque fiquei rindo o tempo todo! Fora a dor de barriga da ansiedade não tive nenhuma preocupação! Adorei!”, disse. Questionada sobre o porquê de ter decidido participar do programa, a jovenzinha foi transparente: “Não sei se decidi… Acho que Deus decidiu por mim porque eu nasci assim. Nem sei se sou cantora, porque eu não sou profissional. Não sei explicar direito isso”.
É primeira vez que a pequena participa de um reality musical, apesar de ter mostrado seu talento vocal desde os primeiros anos de vida. A mãe de Valentina, Ana Cristina Francisco, professora universitária e pesquisadora, conta que durante a gravidez escutava música clássica, além de ter feito um Conservatório de Música. Já o pai e a irmã, Catarina, apresentaram o rock para “Vavá”, como é carinhosamente chamada pela família. Aí não teve jeito: Bom Jovi, Led Zeppelin, AcDC, Janis Joplin e Scorpions arrebataram Valentina. Mas a jovem cantora garante que suas “divas” são Janis Joplin e Elis Regina. “Ela canta quando está triste, quando está alegre, quando está nervosa, quando está estudando… Ela vive de música, sempre teve essa voz forte”, disse Ana Cristina.
O processo de seleção foi através de um vídeo que a família enviou em julho de 2016 para a emissora. Desde então, a rotina de Valentina mudou um bocado, intensificando as aulas e treinos de música. A mãe de Valentina conta que foram seis meses muito tensos. “Não por parte do programa, que nunca nos pressionou, nem para a Valentina, que se sai muito bem… A cobrança emocional vem da nossa parte. Nós (família) é que surtamos”, disse.
Apesar disso, a maior torcida dos pais é pela felicidade da filha. “Falo para ela que essa é a grande surpresa: não saber quando vai ganhar – se no último dia do programa ou na próxima apresentação. Até o dia da última participação dela, ela está ganhando”, disse a mãe. Já o pai de Valentina, Ronaldo Monteiro Francisco, de 51 anos, advogado, ponderou: “A nossa maior preocupação é que por falta de maturidade, porque ela é muito nova, ela saia do foco”. Apesar disso, a torcida é grande: “Minha expectativa é que ela faça carreira no que ela mais ama, que é cantar. E que seja feliz. Muito feliz”. E Valentina promete ser uma concorrente guerreira: “Estou ensaiando muito. Hoje vou para a aula de música e vou cantar muito”.