• Palmeiras encara Guarani para diminuir risco de eliminação precoce no Paulista

  • 23/04/2021 07:00
    Por Ciro Campos / Estadão

    Após vencer de maneira sofrida na estreia da Copa Libertadores, o Palmeiras tem nesta sexta-feira, às 20h, um outro compromisso importante. O atual campeão paulista enfrenta o Guarani, em Campinas, para diminuir o risco de ser eliminado do Estadual ainda nesta primeira fase. A rodada começa com a equipe do técnico Abel Ferreira cinco pontos atrás do segundo colocado do grupo.

    Embora o Paulistão não seja a prioridade, o time não quer voltar a viver a mesma tensão da semana. Foi justamente uma derrota pelo Estadual diante do São Paulo que levou a sede do clube ser pichada. Agora que a série de quatro jogos sem vencer na temporada foi encerrada, o Palmeiras pretende remediar o problema de rendimento quando se trata de partidas pelo regional.

    Pouco menos de 48 horas após a vitória por 3 a 2 sobre o Universitario, em Lima, o time terá um novo compromisso. Abel admite a dificuldade com a agenda apertada de jogos e disse que o empenho do elenco tem sido fundamental. “O certo é que os jogadores são guerreiros. Temos comido alguns limões ultimamente, mas faremos deles uma limonada”, explicou o treinador português.

    A equipe deve jogar em Campinas com uma formação cheia de reservas, até porque para domingo está marcada outra partida, dessa vez diante do Mirassol. O Palmeiras vive a situação complicada de estar em um grupo do Paulista em que os adversários fazem boas campanhas. A equipe alviverde está em terceiro na chave, com nove pontos em seis partidas. O Red Bull Bragantino soma 20 em nove rodadas e o Novorizontino tem 14 pontos com sete partidas disputadas.

    A situação incômoda na tabela não permite que o clube cometa outros deslizes. Desde a retomada do calendário do Paulista, o Palmeiras disputou três partidas e não ganhou nenhuma. Por isso, a reação se faz necessária para que o time atual campeão não corra o risco de se despedir do torneio antes mesmo das quartas de final.

    GUARANI – Já o Guarani encerrou sequência de quatro tropeços seguidos ao passar pela Ferroviária (2 a 1). Agora, o time de Campinas quer pontuar pela primeira vez contra um dos grandes da competição. Como mandante diante dos rivais da capital, o Guarani foi derrotado pelo Corinthians, por 1 a 0. Fora de casa, o algoz foi o São Paulo (3 a 2). O Santos, como está no mesmo grupo do time do interior, só poderá ser adversário no mata-mata.

    “O que fica de lição desses dois jogos é que, contra time grande, a gente tem que minimizar os erros e, quando tiver a oportunidade, matar o jogo. A gente sabe da qualidade da equipe do Palmeiras e, independente de quem venha, se é time A, B ou C, a gente sabe que vai ser um jogo difícil e a gente tem que estar atento a todos os detalhes para sair vitorioso”, disse o volante Bruno Silva.

    O Guarani não tem nenhum jogador suspenso. Os testes de covid-19 serão feitos na manhã desta sexta, mas nesta quinta, todos treinaram normalmente, sem apresentar qualquer sintoma. O técnico Allan Aal ainda terá à disposição o volante Marcelo, recuperado de entorse no tornozelo.

    O volante Tony, em recuperação de uma cirurgia para extração de cálculo renal, e o meia Régis, melhor da indisposição dos últimos dias, poderão ser mais dois reforços.

    A vitória na rodada passada deixou o Guarani na terceira colocação do Grupo D com oito pontos, a um do Santos, que fecha a zona de classificação.

    Últimas