“Sangue Azul”: Serrano inicia campanha em parceria com o Banco de Sangue Santa Teresa
A partir desta terça-feira (20), o Serrano FC será realizada a tradicional campanha “Sangue Azul”, que esse ano chega a sexta edição. Os torcedores do Leão da Serra poderão doar sangue em nome do clube e até o dia 30 de abril. Promovida em parceria com o Banco de Sangue Santa Teresa desde 2016, este ano, a campanha terá o lema “O Leão é vitorioso em campo e solidário fora dele”. Os primeiros 150 doadores receberão uma camisa com a frase e o símbolo do mascote Leão Guerreiro.
Segundo o captador do Banco de Sangue, Vinícius Pereira, a última edição contou com a participação de 81 torcedores, que ajudaram a salvar centenas de vidas. “É uma grande expectativa em torno dessa tradicional campanha e uma única doação pode salvar até quatro vidas. O ato de doar é rápido e dura apenas cerca de sete minutos.”
O Banco de Sangue Santa Teresa fica localizado na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen e funciona todos os dias, das 7 horas às 18 horas (inclusive domingos e feriados). A unidade possui estacionamento gratuito aos doadores durante o período da doação.
Os doadores que necessitarem de transporte até o local, podem entrar em contato com o Banco de Sangue através do WhatsApp (24) 99269-4355 e agendar um horário de 8 horas às 17 horas.
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável pelo atendimento na maioria das unidades de saúde de Petrópolis e regiões próximas. A média mensal de transfusão de sangue é de 650 a 700 bolsas. A doação de sangue é imprescindível para que os hospitais continuem com o atendimento aos pacientes.
O que é preciso para doar sangue?
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
- Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
- Não ter diabetes em uso de medicações.