• Ação conjunta lacra 17 bicos de bombas de combustíveis na cidade do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/04/2021 15:54
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A operação realizada durante essa semana (entre 5 a 9/4) apurou denúncias de consumidores e verificou a qualidade dos combustíveis comercializados pelos estabelecimentos. Fiscais verificaram também as bombas medidoras de combustíveis, para apurar a possibilidade de adulteração. Dos seis postos fiscalizados, quatro foram autuados por irregularidades em 17 bombas. O responsável por um dos estabelecimentos foi encaminhado à Delegacia de Serviços Delegados (DDSD).

    Durante a fiscalização, os agentes encontraram bombas adulteradas, rompimento de lacre que possibilita ajustes manuais e também lacre violado simulando estar intacto. Identificaram ainda um dispositivo eletrônico na bomba, que aponta indícios de fraude, sendo enviado para análise laboratorial, bem como apontaram bomba baixa, ou seja, o consumidor paga por uma quantidade de combustível, porém recebe menos litros do que é informado na bomba.

    Um dos postos foi proibido de comercializar bebidas por armazenamento inadequado, eram expostas ao calor e permaneciam diretamente no chão e na ilha de combustíveis. Prática proibida por risco de contaminação.

    Os estabelecimentos vistoriados estão localizados nos bairros de Vista Alegre, Bonsucesso, Engenho de Dentro, Rio Comprido, Andaraí e Botafogo, todos no município do Rio de Janeiro. A operação foi realizada em ação conjunta entre a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Procon-RJ, Polícia Civil e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RJ).

    Últimas