• Atílio Marotti fica sem luz às vesperas do Natal

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  • 23/12/2016 18:21

    Centenas de moradores do bairro Atílio Marotti ficaram sem luz durante praticamente toda esta sexta-feira (23) devido a uma manutenção feita pela concessionária de energia, Enel, na rede elétrica do bairro. O problema é que as geladeiras estão cheias para o Natal e eles dizem não ter sido previamente informados pela empresa. 

    O problema começou durante a manhã. Por volta de 10h, Charles Rabello, de 45 anos, percebeu a falta de energia ao chegar em casa. “Eu vi tudo apagado e também uma movimentação de funcionários da Enel. Peguntei a um deles sobre o que estava acontecendo e ele me disse que se tratava de uma manutenção”, contou. A manutenção feita consiste, segundo um dos funcionários, na substituição de alguns equipamentos. No entanto, o serviço não foi anunciado com antecedência, conforme prevê a legislação. “Eles teriam que ter nos avisado até 48 horas antes de fazer isso. Essa informação eu consegui na minha peregrinação que fiz hoje para tentar resolver isso. Fui no Procon, fui até na Delegacia para tentar reestabelecer”, disse Charles. 

    O motorista teve que correr para que suas compras de Natal não estraguassem na geladeira desligada. “Fazer isso sem avisar já não é correto. Agora, mesmo se estivessem avisado antes, fazer um corte de energia desses nas vésperas do Natal é algo que não tem cabimento. Todo mundo está com produtos de Natal na geladeira, no congelador, e são pessoas trabalhadoras, que não estão com dinheiro sobrando por aí para comprar a ceia quantas vezes for necessário porque a energia foi desligada sem aviso prévio. Isso não pode acontecer de novo. Era para ter reestabelecido o quanto antes”, explicou.

    Charles ainda foi mais além. “Eu sei que se eu perder as coisas, entrando na Justiça serei indenizado, mas de que me adianta receber um dinheiro daqui a seis meses, depois que a ceia de Natal já passou e que meu filho ficou sem comer as coisas gostosas que comprei com dinheiro suado, porque estragaram na geladeira?”, questionou.

    Elizete Moreira, de 56 anos, mora numa das partes mais altas do bairro e também ficou sem energia. “Eu estava tomando banho quando a luz caiu. Pensei que fosse a resistência do chuveiro que tinha queimado, porque a janela estava aberta e a luz estava apagada. Aí quando saí percebi que estava sem luz. Corri para a geladeira e a desliguei da tomada, com medo de que a luz voltasse com carga alta e queimasse tudo. Fiz o mesmo com a televisão e com outros aparelhos. Só mais tarde que pude perceber, como o ônibus não estava vindo, que tinha manutenção da Ampla no meio do caminho”, disse, referindo-se à concessionária Enel. 

    Por causa da manutenção em dois pontos distintos, com escadas e até um caminhão na beira da rua, os moradores de parte do bairro acabaram ficando sem transporte público, porque o coletivo não conseguiu chegar até o ponto final. “Além de tudo estamos sem ônibus, logo hoje que todo mundo está la no Centro fazendo compras para o Natal. Minha tia está há duas horas esperando lá em baixo, porque ela já é de idade e não pode vir andando até aqui em cima”, contou Mariana Gonzalez. 

    Os moradores fizeram uma reclamação no Procon de Petrópolis no início da tarde. Depois de diversas tentativas de contato com a concessionária, o coordenador do Procon, Ramon Rabello, foi pessoalmente até a regional da Enel e explicou o problema para a gerente local. “A gerente entrou em contato com a operação e disse que houve um erro de comunicação na empresa. Eles cortaram a operação, mas não comunicaram a empresa que faz a manutenção. Essa foi a justificativa que ela me deu. Deram um prazo de 50 minutos para religar a luz”, explicou Ramon. 

    Questionada pela Tribuna, a Enel Distribuição Rio (antiga Ampla) informou, por meio de nota, ainda na tarde de ontem, que averiguaria sobre o desligamento programado mencionado. A empresa disse que os desligamentos programados de energia ocorrem com frequência em toda a área de concessão da companhia e seguem um cronograma previamente estabelecido. “A distribuidora avisa aos clientes com antecedência, com publicações em veículos locais, conforme determina resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A companhia também informa sobre os desligamentos no site e nas redes sociais da empresa”, diz a nota. 

    Cerca de meia hora depois a energia foi restabelecida no local, mas moradores se queixam de problemas com cabos de internet nos postes onde foi feita a manutenção. Com isso, várias casas apresentaram problemas com a rede depois do serviço, o medo dos moradores é passar o Natal sem internet. 

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