• I Mostra Rane de Cultura Negra de Petrópolis encerra programação de evento neste sábado (27)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/03/2021 09:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    No encerramento da I Mostra Rane de Cultura Negra, uma programação extensa promete movimentar este sábado (27), com atrações que começam a partir das 14h. Iniciado no dia 21, o evento realizou uma séria de eventos, enaltecendo a participação do artista negro em diferentes manifestações como oficinas, apresentações de dança e música, performances teatrais, leitura dramatizada, contação de história. E no último dia não poderia ser diferente. A realização do evento é possível por meio de recursos obtidos pelos governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

    Com ações variadas, a mostra tem realiza atividades para o público de todas as idades. Leandra Lima abre a programação do último dia, às 14h, com contação da história “As tranças de Bintou”. O texto fala de uma menina e bonita corajosa, mas que não se enxerga dessa forma. A obra aborda o autoconhecimento e aceitação das raízes.

    Às 18h, haverá leitura dramatizada com Maicon Vianna com o texto “Deus Não Assiste TV”. Baseado em relatos, textos, poesias e na triste e cruel realidade do negro no Brasil, obra provoca reflexões sobre a sociedade e como os negros são vistos. Na sequência haverá oficina de consciência corporal, com Kyldare Rodrigues.

    E no encerramento , às 20h, haverá apresentação do show “Laços”, da Focos Produções, com direção de Rodolfo Medeiros. A última atração do dia conta com a participação das artistas Tainara Claudino, Dandara Claudino e Danilo Henriques e do figurinista Renan Miranda.

    Toda a programação pode ser acessada pelo canal do Youtube do evento. A primeira edição do evento teve como objetivo fomentar atividades artísticas que enaltecem a cultura negra na cidade. A proposta é incentivar reflexões sobre o racismo, ainda tão presente na sociedade e diretamente refletido na desigual oportunidade ao artista negro. A iniciativa visa entrar para o calendário de eventos oficiais da cidade.

    Rane – Casa de Cultura Negra segue com a proposta de destacar a cultura negra da cidade

    O foco na valorização da cultura e manifestação artística do negro da cidade é o principal objetivo da Rane – Casa de Cultura Negra, fundada em Petrópolis em 2019. Desde então, os envolvidos têm se engajado no fortalecimento e manutenção das tradições, além de desenvolver atividades artísticas e culturais dos negros de Petrópolis. Criado por Soninha Maracanã, o espaço é o primeiro a valorizar a arte negra local.

    Programação

    27/03
    14h – Contação de história com Leandra Lima
    18h – Leitura dramatizada “Deus não assiste TV”, com Maicon Vianna
    19h – Oficina de consciência corporal, com Kyldare Rodrigues
    20h – Show “Laços”, de Focos Produções

    Leia também: Olodè: 1ª Mostra online de cultura afro-brasileira enfatiza história e manifestações no negro neste sábado (27)

    Últimas