Nascido e criado no bairro Alto da Serra, Leozinho começou a trajetória no futsal aos cinco anos de idade, após o pai colocá-lo em uma escolinha. Aos 11, disputou o primeiro campeonato municipal. Com passagens por Palmeira, Internacional, Carangola, Magnólia e Serrano, viu a oportunidade de realizar o sonho e se tornar jogador profissional, em 2017.
Foi naquele ano que ele participou de uma peneira realizada pelo Sorocaba. Foram mais de mil atletas inscritos, e ele, um dos selecionados. No primeiro ano como profissional, em 2019, o ala foi campeão mundial de clubes, finalista da Liga Nacional e vice-campeão paulista. Mas não parou por aí.
Em eleição realizada pelo site “Futsal Planet” e chancelada pela Fifa, foi eleito o melhor jogador jovem de futsal do mundo (sub-23). O ano de 2020 continuou sendo mágico para o jovem de 22 anos. Ele ajudou o seu time, o Sorocaba, a conseguir feito inédito no futsal brasileiro: o de ser campeão invicto do Campeonato Paulista e da Liga Nacional.
Ainda em 2020 foi eleito melhor ala esquerdo da Liga Nacional e, novamente, melhor jogador jovem de futsal do mundo. A coroação de uma temporada perfeita.
As convocações para a seleção brasileira começaram a acontecer de forma natural. Leozinho já não era mais promessa, e sim uma grande realidade da nova geração, sendo considerado por muitos “o novo Falcão”, maior atleta da modalidade de todos os tempos.
“É bacana ser comparado com o maior jogador de futsal de todos os tempos, mas ele é único! Eu sou o Leozinho e busco fazer o meu nome e a minha história”, disse à equipe da Tribuna.
A vontade em permanecer entre os melhores é constante e o atleta já mira os próximos campeonatos. “Quero vencer todos os títulos que eu disputar, e também tenho como grande meta, a conquista de uma Copa do Mundo. Conquistando títulos com o Sorocaba e com a seleção tenho a possibilidade de continuar entre os melhores”, analisou.
Por conta da pandemia, Leozinho e todo o elenco do Sorocaba passaram a treinar de forma on-line e individualizada. A medida entrou em vigor no dia 19 deste mês. Foi uma iniciativa conjunta entre diretoria e departamento médico. O clube informou, ainda, que um possível retorno às atividades voltará a ser analisado somente no mês de abril.
Enquanto isso, os objetivos de Leozinho não ficam apenas dentro das quadras. “Quero também ajudar ao máximo as crianças, os jovens. Mostrá-los que é possível, sim, tornar os sonhos realidade e ajudá-los, seja de forma direta ou indireta, a persistirem”, disse.