Notícias do Corpo: O porquê das lesões
Corredores e corredoras perguntam: “Porque corredores (as) se machucam tanto? – Os benefícios da corrida são inegáveis, mas o excesso, a vontade de melhorar cada vez mais em curto espaço de tempo, não saber identificar o limite, e/ou a falta de orientação adequada é que tem sido ainda as grandes causas da maioria das lesões. As mais comuns são a mudança brusca de quilometragem semanal e/ou de ritmo na tentativa de melhores tempos, falta de descanso adequado entre os treinos, escolha ou uso errado de equipamento como o tênis e o treino sem orientação profissional fazendo tudo de improviso. O número de pessoas correndo ainda sem orientação é alto que chega a 50% segundo algumas pesquisas de campo. Tem gente que quer correr forte todo dia. Tem gente que não admite correr devagar. Tem gente que acha que treino de tiro é pra morrer… É para sofrer. Tem gente que acha que sentir dor é normal. “Treino que não dói é para os fracos” – Dizem esses.
Os mais velhos se machucam menos – A maioria dos estudos, por incrível que pareça, os mais jovens entre 18 e 30 anos são os que mais se machucam talvez por confiarem demais na idade favorável acabem sendo mais afoitos. Os mais velhos, acima de 50 anos mesmo novatos, se machucam menos e não adianta dizer que numericamente são menos participantes porque os estudos são feitos proporcionalmente. Pela ordem natural das coisas os mais velhos se arriscam menos e procuram orientação, por isso se machucam menos. Como diz o velho adágio popular. “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”. Prof. Moraes
Literatura sugerida
Pereira, Jonathan Leonardo da Rosa. “Lesão em corredores: aspectos preventivos através de uma abordagem epidemiológica.” (2010).