Culto coletivo e exposição celebram o Dia da Bíblia
O “Dia da Bíblia” será comemorado na próxima segunda-feira, às 19h, com evento na escadaria da Câmara Municipal de Petrópolis. A comemoração, organizada pela Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior (Omebe), pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Município de Petrópolis (Comempe) Associação Batista Petropolitana (Abape) e Câmara Municipal de Petrópolis, contará com a realização de um culto, celebrado por diversas igrejas da cidade. Além da pregação, haverá também a apresentação de corais, grupos e orquestras musicais.
O Dia da Bíblia é celebrado no segundo domingo de dezembro. A data foi criada em 1549 na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que a incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI, e foi instituída com a intenção de que a população intercedesse em favor da leitura do livro sagrado.
No Brasil a data passou a ser comemorada em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu em 1948, durante a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo.
Nos últimos anos, o Dia da Bíblia tem sido comemorado não somente no segundo domingo de dezembro, mas também nas semanas anteriores e posteriores à data.
O vereador Silmar Fortes chamou a atenção para a importância da celebração. “A comemoração da data visa estimular a leitura deste sagrado livro que é o mais lido, traduzido e distribuído da história. Ele é a palavra de Deus viva, o manual de nossas vidas e tem sido peça importante na história de várias civilizações ao logo dos anos. Esse evento é voltado e realizado para todas as famílias, portanto convido a todos para participarem deste belo encontro, aberto a toda a população petropolitana”, finalizou Silmar.
Exposição de Bíblias
A programação do Dia da Bíblia contará ainda com uma exposição de Bíblias em ônibus adaptado, que ficará estacionado na Praça D. Pedro, hoje, das 9h às 15h.
A exposição itinerante é uma realização da Sociedade Bíblica do Brasil, instituição sem fins lucrativos, fundada em 1948 com o objetivo de disseminar os textos sagrados por meio de seus Programas Bíblicos.
O ônibus possui acervo bíblico em braile, libras, e diversas línguas. A mostra conta ainda com palestra interativa e a participação de cinco voluntários para a explanação das curiosidades bíblicas referentes aos volumes expostos. Um dos integrantes, portador de deficiência visual, vai falar sobre a história e as particularidades da Bíblia em braile.
Monumento à Bíblia
Autor do projeto de lei que levou à construção do Monumento à Bíblia, existente na Praça da Liberdade, o ex-vereador Paulo Pires sugeriu que o município incluísse nas comemorações do Dia da Bíblia algum cuidado com o marco religioso. “Nem ligo que, na administração do prefeito Paulo Mustrangi tenham tirado do local a placa que informava ter sido eu o autor do projeto e ter sido o então prefeito Jamil Sabrá a autoridade que construiu e inaugurou o monumento. Não é uma questão de vaidade, mas de apreço ao bem público. A Prefeitura tem obrigação de cuidar dos bens públicos e o monumento é um deles”, disse o ex-vereador.