• Diocese faz recomendações para Semana Santa: em função da covid, não haverá procissão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/03/2021 17:00
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Com a proximidade da Semana Santa e com o crescimento no número de casos de Covid-19 em toda a região que faz parte do território da Diocese de Petrópolis, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, publicou as “Orientações Litúrgicas para a Semana Santa”, com orientações sanitárias de prevenção ao novo Coronavírus.

    Em unidade com o Vaticano e com Igreja Católica no Brasil, Dom Gregório Paixão orienta que a Semana Santa em todo território diocesano seja celebrada com todas as medidas de segurança sanitária, como uso de máscara no interior da igreja, retirando apenas no ato da comunhão; uso do álcool em gel; e respeitando a lotação de 30% de acordo com a capacidade de cada igreja, mantendo assim o distanciamento social.

    O bispo lembrou, ainda, que “aqueles que estão impossibilitados de tomarem parte, presencialmente, nas diversas celebrações deste período tão especial para os cristãos católicos, acompanhem as suas transmissões e a elas se unam em preces, com o auxílio dos subsídios disponibilizados no site da Diocese”.

    Para cada dia da Semana Santa, a Diocese estabeleceu orientações práticas para liturgia das celebrações, como a não realização da procissão de ramos com encenação, lembrando a entrada de Jesus em Jerusalém; na missa do lava pés, na quinta-feira sem a encenação do momento quando Jesus lava os pés dos Apóstolos.

    Sem procissão na Semana Santa

    Na sexta-feira santa, quando a Igreja Católica lembra todo o sofrimento e a morte de Jesus Cristo na cruz, a orientação é para que não haja a procissão de adoração e beijo na cruz. O ato deve ser realizado apenas pelo celebrante, com a cruz colocada de forma a permitir aos fiéis a adorar, mas em seus lugares. Neste dia, a Igreja Diocesana vai rezar pelas vítimas do Covid-19, pelos trabalhadores da saúde e pelo fim da pandemia.

    Para o sábado, quando a Igreja vive a ressurreição de Cristo e normalmente é realizado com grande festa, a orientação é que se mantenha simplicidade e que alguns atos não sejam realizados, como a benção do fogo. Todas as orientações estão disponíveis no site da Diocese podendo ser baixadas por todos os fiéis.

    Últimas