Desrespeito às regras não acontece só no Centro: seis lojas da Posse ignoram decreto da Prefeitura
No segundo dia de fiscalização e acompanhamento das novas medidas de restrição impostas pela Prefeitura ao comércio da cidade, os fiscais de Posturas e da Guarda Civil constataram que o desrespeito ao decreto do governo interino não foi apenas no Centro Histórico: seis estabelecimentos estavam abertos antes das 11h na Estrada União e Indústria, na altura do corredor comercial da Posse.
Todos os comerciantes fecharam as portas após a solicitação dos agentes. Segundo o decreto municipal da última segunda (15), o comércio não essencial deve funcionar em horário diferenciado, das 11h às 20h, com limitação de 50% da capacidade.
Ao todo, os fiscais estiveram em 15 lojas do distrito conscientizando os proprietários a respeitarem o decreto e também a manterem os cuidados para proteção contra o coronavírus. Esse serviço será realizado em outros bairros amanhã (19), de acordo com o governo interino.
“Nesse primeiro momento, buscamos o diálogo com os comerciantes. Precisamos do apoio da população para o combate do coronavírus”, destacou a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo. Na quarta-feira (17), os fiscais realizaram o mesmo serviço no Centro Histórico. Sete estabelecimentos foram flagrados funcionando em desacordo com o decreto. A ação aconteceu nas ruas do Imperador e Paulo Barbosa.
Restrições
A decisão pela ampliação das medidas levou em conta o cenário epidemiológico no país, com agravamento dos casos em todas as regiões, e orientações do Governo do Estado.
“A ação, neste momento, é no comércio, mas precisamos do apoio de todos. O mais importante é que, nas abordagens, todos entenderam a importância das medidas e acataram as determinações”, explicou Hailton Lima, chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas da SSOP.