• Atletismo: de olho em Tóquio, brasileiros treinam e competem nos EUA

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/03/2021 15:54
    Por Agência Brasil

    De olho na Olimpíada de Tóquio, o primeiro grupo de brasileiros chegou nesta quarta-feira (17) nos Estados Unidos. O time composto por 18 atletas participa de mais um período de treinamentos e de uma competição no Centro Olímpico de Chula Vista, na Califórnia. Dos 18 atletas, 15 saíram na noite de terça-feira (16) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Érica Sena, atleta da marcha atlética, e o técnico André Chocho viajaram de Cuenca, no Equador, e o técnico José Luís Martínez embarcou de Madri, na Espanha. Além dos treinamentos na estrutura do Centro Olímpico, os brasileiros do primeiro grupo participarão de algumas competições previstas no calendário norte-americano, a partir de 3 de abril, justamente em Chula Vista.

    O segundo grupo, com atletas integrantes dos revezamentos 4×400 misto e 4×400 masculino, segue para os Estados Unidos no dia 11 de abril. A programação é que o período de preparação termine no dia 19 de abril, quando os atletas convocados para o Mundial viajam para Rio Maior, em Portugal. Lá os brasileiros farão a aclimatação e em seguida vão para a Polônia. No país do leste europeu, participarão do torneio na Silésia, que servirá também de seletiva olímpica, entre os dias 1º e 2 de maio.

    O 4×100 masculino e o 4×400 misto já estão qualificados para os Jogos de Tóquio. Já o revezamento 4×100 feminino e o 4×400 masculino tentarão a classificação no torneio da Polônia. Para carimbarem o passaporte, os times precisarão chegar às finais das respectivas provas.

    “Este camping veio na hora certa porque as pistas do Pinheiros e do Núcleo de Alto Rendimento, em São Paulo, estão fechadas nesta fase emergencial. Digo aos atletas que somos abençoados e tudo está caminhando para fazermos a melhor preparação possível. No caso do 4×100 masculino vamos defender o título de campeão mundial de revezamentos,” disse, à assessoria da CBAt, Felipe de Siqueira, responsável pela equipe 4×100 masculina, que foi campeã mundial no Japão em 2019.

    Desde setembro treinando somente de forma virtual com o espanhol José Luís Martínez, a lançadora de disco Fernanda Borges (AABLU) está ansiosa.
    “Estou muito animada com a oportunidade de voltar a trabalhar ao lado dele. O objetivo é fazer uma boa preparação, participar de competições em busca
    do índice olímpico”, afirmou a gaúcha sexta colocada no disco no Mundial de Doha-2019.

    Já classificada à Olimpíada na provas dos 20km da Marcha Atlética, Érica Sena (Pinheiros) busca aproveitar a estrutra do CT. “O objetivo é poder treinar mais tranquilo e ter uma boa estrutura. Quero treinar mais forte já que em Chula Vista o clima é bom e fica ao nível do mar”, disse a atleta, que mora em Cuenca, Equador.

    A iniciativa foi viabilizada através de ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), junto ao Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Esse período integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do COB.

    Últimas