• Academia Jovem Concertante se apresenta hoje no Palácio de Cristal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2016 07:00

    O projeto Academia Jovem Concertante, criado e dirigido pela pianista Simone Leitão, encerra as atividades de 2016, neste domingo, às 19h, com concerto no Palácio de Cristal, depois de passar pelo Rio de Janeiro e Búzios. 

    Para está etapa foram selecionados 45 jovens de todo o Brasil, que participaram de um intenso período de ensaios do dia 3 a 8 de dezembro, regidos pelo violinista e maestro Daniel Guedes e, dentro da proposta acadêmica da AJC, foi convidado o clarinetista e professor da Escola de Música do Porto, Nuno Pinto para trabalhar especificamente os sopros. 

    No programa da apresentação de hoje estão: M. C. Guanieri (1907 – 1993) – Abertura Concertante; A. Dvorak  (1841 – 1904); Sinfonia nº. 8 em Sol Maior op. 88; S. Rachmaninoff (1873 – 1943) e Concerto nº. 2 para piano e orquestra em dó menor op. 18. 

    A AJC estreou em 2012 com uma turnê que percorreu sete estados brasileiros. Com um trabalho intensivo de repertório orquestral variado, o projeto visa preparar o jovem músico para ser integrante de orquestras importantes do país. Por ser itinerante, o objetivo é levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados por essa forma de arte. Além disso, existe um grande enfoque no repertório da música de câmara, e os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos.

    Academia busca o formato inédito da itinerância e de constante renovação para promover um intercambio entre jovens estudantes de diferente regiões e realidades sociais. A segunda missão é a formação de plateia: 60% dos concertos são gratuitos em praças públicas e espaços inusitados como canteiros de obra.

    A entrada para a apresentação de hoje é franca e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2247-3721 ou no site www.concertante.com.br.  O Palácio de Cristal fica na Rua Alfredo pachá, S/N – no centro. 

    Últimas