Ex-governador Sérgio Cabral é transferido de Bangu 8 para Curitiba pela PF
O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, pouco depois das 10h de hoje (9) para ser transferido pela Polícia Federal para a carceragem da PF em Curitiba, capital do Paraná, informou a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.
Cabral estava preso em Bangu 8, onde cumpre prisão preventiva pedida pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Calicute. A operação investiga um esquema de corrupção que envolvia pagamento de propinas e lavagem de dinheiro e aponta Cabral como chefe da organização.
Além de Cabral, mais dez pessoas foram presas no dia da operação. A advogada Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, também foi presa dias depois.
A ordem de transferência de Sérgio Cabral partiu do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, após denúncia do promotor André Guilher Freitas, da Promotorias de Justiça de Execução Penal. Ele relatou que Cabral estava recebendo visitas não cadastradas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).