• Supermercado indeniza mulher por queda em esteira rolante

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  • 21/11/2016 18:19

    A empresa Sendas Distribuidora S/A foi condenada a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais e físicos a uma petropolitana de 62 anos, que sofreu uma queda na esteira rolante que dá acesso ao estacionamento do Hipermercado Extra, do bairro Quitandinha. 

    O acidente aconteceu em setembro de 2013 e o processo foi aberto no ano seguinte. Na ocasião, Shirley de Oliveira Kronemberger descia a esteira com suas compras, mas o carrinho acabou soltando do rolamento magnético no meio do percurso e desceu rampa abaixo. A esteticista de cães acabou caindo e sofrendo uma lesão no joelho. “Não aguentei segurar o carrinho quando ele se desprendeu. Na tentativa de não deixá-lo cair eu acabei caindo e me machucando. Foi um constrangimento muito grande e eu acabei ficando desamparada.”, explicou.

    Após cair na esteira, a vítima foi levada direto para o Hospital Santa Teresa, onde foi atendida e teve que passar por um procedimento cirúrgico. “Eu voltei do hospital, fui pra casa, tive que fazer um acompanhamento clínico, agendar cirurgia e fiquei um tempão sem poder trabalhar. Quer dizer, além do constrangimento, da dor e da cirurgia, ainda perdi dinheiro e tempo de trabalho”, disse Shirley, que ficou dois meses sem poder exercer suas atividades. 

    O resultado da sentença, favorável à cliente, foi satisfatório para ela e para o seu advogado, Jorge Francis Badia, o Fafá Badia. “O processo teve um caráter pedagógico. Não visamos ao dinheiro, mas sim a aplicação de uma medida para que isso sirva de exemplo. Tudo isso dentro do que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 6º”, explicou Badia.

    Apesar da sentença, a decisão judicial ainda cabe recurso. “Esperamos sempre que a justiça seja feita e buscamos chamar a atenção para que o consumidor fique atento aos seus direitos. Esse é um caso de responsabilidade civil. Levar um tombo numa esteira onde há um problema mecânico é responsabilidade do fornecedor e não do cliente”, concluiu Badia.

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