• Solenidade marca a passagem de comando do 32º Batalhão de Infantaria Leve – Batalhão Dom Pedro II

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2016 15:35

    O Tenente-Coronel Ronald Alexandre Mandim assumiu o comando do 32º Batalhão de Infantaria Leve – Batalhão Dom Pedro II. A cerimônia ocorreu na manhã de hoje (10) na sede do batalhão, localizado no Quarteirão Presidência. A passagem de comando foi feita pelo Tenente-Coronel Jonas de Oliveira Santos Filho, que ficou a frente do batalhão por dois anos. A solenidade foi presidida pelo Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) – Brigada 31 de Março, General de Brigada Carlos André Alcântara Leite e contou com a presença de ex-comandantes do batalhão, militares da reserva e familiares dos militares.

    O Tenente-Coronel Jonas de Oliveira Santos Filho foi designado para servir no Comando da 1ª Divisão de Exército (DE) – “Divisão Mascarenhas de Moraes”, na cidade do Rio de Janeiro. No discurso de despedida, o Tenente-Coronel Jonas de Oliveira agradeceu, emocionado, a tropa e disse que viveu intensamente a transformação da unidade e que muitas vezes seguiu o coração na tomada de decisões. 

    "Apoiado na justiça e coragem e aliado em outros valores, deixo a vocês palavras de gratidão, reconhecimento e liderança. Nesses dois anos firmamos parcerias, batalhamos pela manutenção da área, captamos recursos, buscamos novas formas de valorização dos recursos humanos e conseguimos equipamentos mais modernos. Muito obrigado do fundo do coração por terem me ajudado a chegar até aqui. Obrigado pela amizade, vibração e fé. A minha família agradeço o apoio. Não me despeço do batalhão porque ele, a partir de agora, viverá em mim e eu nele, eternamente. Parto feliz e com a sensação de dever cumprido para enfrentar novos desafios no Rio de Janeiro", disse o Tenente-Coronel Jonas de Oliveira.

    Ao novo comandante, o Tenente-Coronel Jonas de Oliveira desejou uma boa estadia no batalhão. "Ao Tenente-Coronel Mandim, desejo muita resiliência para as incertezas e determinação para as mudanças necessárias. Esse unidade sempre fez parte da história do Brasil e exige prontidão permanente", exclamou.

    Na ocasião, General de Brigada Carlos André Alcântara Leite, reconheceu todos os esforços feitos pelo Tenente-Coronel Jonas de Oliveira em prol do 32º Batalhão. "Essa cerimônia caracteriza o final de um ciclo e o início de outro. Mostra o compromisso de um novo comandante com a tropa e com o exército. É sobretudo um momento de reconhecimento ao comandante que se despede, um comandante que liderou operações especiais como o apoio nos jogos olímpicos no Rio de Janeiro. Desejo muitas felicidades para o comandante Jonas e a família e ao coronel Mandim, sucesso nos novos desafios".

    O novo comandante, Tenente-Coronel Ronald Alexandre Mandim estava lotado na Escola do Comando Maior do Exército. Nasceu em junho de 1972 e entrou na escola de cadetes do exército em Campinas em 1988. Ele j´s foi agraciado com duas medalhas, é casado e tem dois filhos. 

    Atualmente o 32º Batalhão de Infantaria Leve conta com um efetivo de 650 homens. Também conhecido como Batalhão Dom Pedro II é uma unidade do Exército Brasileiro vinculada à 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), sediada em Juiz de Fora. Seu nome histórico evoca o patrono do Batalhão, Dom Pedro II, Imperador do Brasil.

    Últimas