• Carretas estacionam de forma ilegal na BR

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  • 09/11/2016 11:00

    O estacionamento de carretas ao longo das margens da BR-040 tem se tornado rotina, principalmente nos trechos próximos a pedágios, postos de gasolina e locais de parada como restaurantes e rodoviárias. O problema é que, além de ser proibida, em alguns trechos esse tipo de conduta pode provocar acidentes, como em volta do Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bingen. 

    No local, que fica na altura do km 83 da pista sentido Rio, é muito comum ver carretas encostadas do lado direito da pista, onde não há nem mesmo acostamento. “Isso é o dia inteiro. O motorista para o caminhão ali, às vezes até liga o pisca-alerta, e vem aqui na rodoviária lanchar ou então ao banheiro. Tem uns que deixam o caminhão ali durante horas. E isso é ainda pior nos horários de restrição à circulação de carretas na serra”, disse um taxista que costuma trabalhar próximo à região”. 

    A Tribuna foi até o local e encontrou duas carretas estacionadas no trecho citado, em plena luz do dia, às 15h30. Ficamos no local durante 30 minutos. Um dos carreteiros acabou retirando o veículo do local quando avistou nossa equipe, mas não nos deu entrevista. Os dois veículos flagrados pertencem a uma transportadora do Rio de Janeiro. Durante todo o tempo em que nossa equipe permaneceu no local não encontrou nenhum policial rodoviário federal, que é responsável pela fiscalização na rodovia. 

    O estacionamento irregular pode se tornar um problema em dias de chuva ou neblina, onde a visibilidade no local cai significativamente e muitos motoristas se surpreendem ao se deparar com as carretas paradas no canto da pista. “Ali não tem acostamento. Então você vem de carro pela BR, pega a última saída que dá acesso a Petrópolis e já cai ali, direto na traseira do caminhão parado no meio da rua. Isso é uma vergonha, eles têm mesmo que tomar alguma providência”, completou o taxista.

    A Tribuna procurou a Polícia Rodoviária Federal, por meio da assessoria de imprensa, para saber sobre a situação da fiscalização na região. Porém, até o fechamento desta reportagem não obteve uma resposta.


    Carretas também na entrada da cidade

    Um pouco mais à frente, já no trecho urbano de Petrópolis, algumas carretas da mesma transportadora daquelas que foram flagradas por nossa equipe próximo à rodoviária, permaneceram estacionadas na Rua Ministro Lúcio Meira, no bairro Capela, desde a madrugada. 

    Os veículos conhecidos como “excesso”, por conter cargas com peso excessivo, estavam acompanhados de carros de escolta, conhecidos como “batedores”. 

    A Tribuna procurou a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para saber se os veículos têm autorização para estacionamento no local. O presidente do órgão, Fernando Badia, explicou que se trata de carretas com caldeiras para uma grande indústria que está sendo construída na Rua Paulo Hervê, no mesmo bairro. “São carretas que estacionam temporariamente no local para entregar as caldeiras na fábrica. São muitos veículos, porque entra e sai carreta o dia inteiro e por isso a CPTrans está acompanhando para causar o menor impacto possível ao petropolitano, ressaltando que esse empreendimento de destino das caldeiras é muito importante para o desenvolvimento da cidade”, explicou Badia.


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