Volta às aulas: cerca de 41 mil alunos da rede municipal iniciam ano letivo
Cerca de 41 mil alunos da rede municipal de ensino iniciaram nesta segunda-feira (8), o ano letivo de 2021. O primeiro dia de aula ainda foi de forma remota, com o material disponibilizado no site da Prefeitura de Petrópolis ou então nas escolas, para aqueles alunos que não tem acesso à internet.
Segundo a Prefeitura, esse ano a plataforma Educa em Casa, que atende os estudantes, passa por ajustes com objetivo de garantir interação entre alunos e professores. Em nota, o governo municipal explicou que “esse mês de fevereiro será dedicado à ambientação e fortalecimento diário dos conteúdos que foram apresentados ao longo do ano passado. Em março, dentro do novo modelo da plataforma, professores terão a oportunidade de colocar no site suas próprias atividades para os estudantes, de acordo com as turmas. Um chat também funcionará para tirar dúvidas dos alunos”.
Assim com os estudantes da rede municipal, alunos das escolas do Estado e particulares também voltaram às aulas nesta segunda. Todos de forma remota. A previsão é que o ensino híbrido (com aulas online e presenciais) deve estar autorizado a partir de abril, conforme acordado entre a Prefeitura, sindicados dos professores e representantes de escolas particulares.
As aulas presenciais estão suspensas desde 16 de março de 2020, quando a Prefeitura de Petrópolis publicou os primeiros decretos de restrições por causa da pandemia da covid-19. Desde então, as aulas de todas as unidades – públicas e privadas – acontecem de forma remota.
No mês passado, manifestações de pais e representantes de escolas particulares pediram que as aulas presenciais (de forma híbrida) começassem em março. Já movimentos dos sindicatos dos professores cobraram da Prefeitura a vacinação dos profissionais para que as aulas presenciais possam ser autorizadas.