• 9 mil testes da Covid-19 não entraram nos boletins oficiais em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2020 00:01

    Como assim?

    À população, nos boletins diários, a prefeitura informa (dados do dia 19) que fez 1.848 testes da Covid-19. Já em reunião com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, disse que são 11.531 testes! É uma diferença de 9.683 testes! Se a prefeitura quiser, Partisans têm uma calculadora pra emprestar. 

    Número real

    Só o Laboratório de Corrêas, até o dia 19, realizou 7.694 testes da Covid-19. Fora que outros laboratórios como o Baffi também fazem o exame. Perguntinhas que os MPs – e nós também – querem saber: quantas pessoas testadas afinal? E quantos casos positivos? E porque não estão contabilizados no boletim diário da Prefeitura?

    Estoque

    Outra coisa de maluco é o número de testes que a prefeitura diz que tem entre aquisições próprias e material encaminhado pelo Estado e pela União.  Para diferentes veículos de imprensa, diferentes informações. Já disse que eram 12 mil, 11 mil e 9 mil. E a perguntinha que não quer calar: porque não usa? Desde o início da pandemia pouco mais de duas mil pessoas foram testadas. 

    Era uma vez…

    “Marcus Vinicius Neskau, quando se elegeu deputado estadual, nomeou o atual secretário de Administração Marcus von Seehausen, como presidente no IPEM. Juntos, fizeram uma sociedade para criar porcos. Sem experiência, decidiram comprar um só e engordá-lo, em regime de meia. Seehausen ficou responsável pela engorda. Passado uns cinco meses, Neskau viu que Seehausen só tinha engordado a banda dele. Aí o deputado falou: ‘Essa sociedade para mim não serve e de hoje em diante nós cortamos as relações’”. Calma que os Partisans não têm nada a ver com isso. Quem contou a história foi Márcio Arruda, do plenário da Câmara. 

    O por do sol no Vale das Videiras, em foto de Gilberto Oliveira.

    Invasão

    Taxistas vêm denunciando a presença maciça de motoristas de aplicativos de outras cidades que acessam Petrópolis. Falam que vêm trazendo pacientes da Covid-19 de outros municípios. E quem quiser fiscalizar: fica um monte estacionado nas imediações da rodoviária do Bingen aguardando uma corrida pra descer a Serra. No Alto da Serra também. 

    Maior incidência

    Chamou a atenção dos Partisans uma fala, em plenário, do vereador Silmar Fortes: que a prefeitura fiscalize a flexibilização nos bairros que têm incidência da doença maior que o estado e maior que a do Brasil e usou como exemplo o Bingen, Corrêas e Vila Militar. 

    Abandono

    O número de animais nas ruas tem aumentado bastante, situação que é mais notada nos bairros. Seria reflexo da pandemia e a falta de recursos para arcar com os animais domésticos que geraram aumento nos casos de abandono. 

    Tarde

    Bem tardia a ação da prefeitura em iniciar a testagem em massa dos servidores da linha de frente, entre eles, além do pessoal da saúde, os Guardas Civis e funcionários da Comdep, duas categorias que trabalham nas ruas.  GCs denunciam casos de funcionários afastados pela Covid e o pessoal da Comdep reclama de falta de equipamentos de proteção individual. 

    Cirurgias

    Tá difícil. A Prefeitura pediu mais 15 dias de prazo para enviar aos ministérios públicos, estadual e federal, quantas pessoas aguardam nas filas por procedimentos, consultas e cirurgias eletivas. O governo municipal deve informar também a data de inclusão do paciente mais antigo em cada fila. 

    Paralelos

    A AB Construtora, que foi a empresa que ergueu o Vicenzo Rivetti, venceu licitação para a recuperação das ruas em paralelos na cidade, contrato de R$ 626 mil por quatro meses de serviço. 

    Presidente 

    Arnaldo Rippel, médico ortopedista, é um dos presidentes de clubes mais longevos de Petrópolis. Está há 15 anos à frente do Petropolitano Football Club. E vai ficar mais um pouco: a eleição para a nova diretoria foi adiada por conta da pandemia do Covid-19. 

    Dando um tempo 

    Partisans não puderam deixar de notar: em uma percorrida rápida pelo Centro, dezenas de adolescentes, dando um tempo em locais como 16 de Março e Irmãos D’Angelo. Sem nadinha pra fazer na rua a não ser ver se pega e transmite o coronavírus. 

    A edição deste ano do Pop Fun Solidário: evento online para fãs da cultura nerd, tem um convidado de peso: Chad Michael Collins, a estrela dos filmes Sniper e Call of Duty. O ator concedeu uma entrevista exclusiva ao Pop Fun. Além das redes sociais, o Pop Fun vai ser transmitido ao vivo pela TV Vila Imperial a partir das 16h. 

     

     

    Últimas