• 500 anos da Reforma Luterana XI

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/04/2017 12:45

    Em 31 de outubro de 2017, as Igrejas Cristãs em todo mundo irão comemorar os 500 anos da Reforma. A data é alusiva à fixação das 95 teses de Martin Lutero na porta da Igreja do castelo da cidade de Witenberg, na Alemanha. A partir das 95 teses, desencadeou-se o processo conhecido hoje na história por Reforma Luterana ou Reforma Protestante e deu origem a diversas denominações religiosas cristãs, dividindo a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR). 

    Neste espaço, iremos ao longo do ano trazer diversos textos de Martin Lutero para conhecermos um pouco mais seu pensamento, sua obra. 

    Hoje, trazemos as considerações de Lutero sobre a o sacrifício de Cristo em nosso lugar, o inocente no lugar dos culpados, a partir de Isaías 53.5: “Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.”

    Lutero diz: Aceite isso, console-se com isso e creia que isso aconteceu por sua causa e em seu benefício. Pois aqui se diz, não uma ou duas vezes, mas muitas vezes: o que ele (Jesus) sofre, isso Ele sofre inocentemente.

    Agora, porque Deus tolera uma coisa assim? Sim, porque Deus ordena e realiza algo assim (o sacrifício de seu próprio Filho)? Para que nisso você encontrasse consolo! Cristo não sofre por si mesmo, mas por você e por todo mundo! Esse é o motivo porque tudo acontece de forma tão contraditória. Ele é o Filho de Deus, totalmente santo e sem qualquer pecado, motivo por que deveria, simplesmente, estar livre da maldição e da morte.

    Nós somos pecadores, sob a maldição e a ira de Deus, razão pela qual deveríamos simplesmente morrer e ser condenados. Mas Deus inverte a situação. Aquele que não tem pecado, em quem não há senão graça, tem de se tornar maldição e levar sobre si o castigo do pecado; nós, porém, estamos na graça e somos filhos de Deus por meio Dele (por causa do seu sacrifício por nós). Eis porque devemos reter esse consolo e, de forma toda especial, estimar o testemunho da inocência de Cristo. 

    Por isso podemos consolar-nos na Sua inocência frente ao pecado e toda desgraça. Pois uma tal inocência é indício seguro de que desfrutamos de seu padecimento, e que o bondoso Senhor e gracioso Redentor sofreu por nós e pagou a nossa culpa. 

    Cristo é o Filho de Deus que entregou-se e ofereceu-se a si mesmo a Deus como sacrifício por nós, miseráveis pecadores, não por mérito ou alguma justiça nossa, mas por pura misericórdia e amor, a fim de santificar-nos ara sempre. Em resumo, Ele é a infinita misericórdia que foi dada e que é dada continuamente. Desse modo, retratas a Cristo corretamente. 

    (Fonte: Castelo Forte 1983, dia 16 de março e Obras Selecionadas de Martinho Lutero volume 10, p. 180)

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas