• 200 anos de independência do Brasil, oportunidade para o Turismo em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/09/2020 00:01

    200 anos de independência do Brasil, oportunidade para o Turismo em Petrópolis

    O ex-ministro da Cultura, Sérgio Leitão, quando esteve em Petrópolis, em 2017, para inaugurar uma exposição no Museu Imperial, anunciou a meta de ter cinco anos de comemoração pelos 200 anos de Independência, em 2022.  E frisou que Petrópolis seria o palco principal das comemorações. Depois, ninguém mais falou nada. Hoje, Dia da Independência, fica aqui a dica dos Partisans aos prefeitáveis: retomar esse papo com o governo federal e investir em uma programação que pode render muito para o Turismo na cidade.

    Raspas de asfalto

    A Secretaria de Obras está usando as “raspas de asfalto” da revitalização da União e Indústria em tapa-buracos pela cidade.  E vai usar as raspas, na segunda etapa da obra, do Retiro ao Roseiral nas estradas vicinais de Petrópolis, mas só porque o pessoal da produção rural cobrou.

    Ainda o Vicenzo

    Os vereadores Leandro Azevedo e Gilda Beatriz relataram, no plenário da Câmara, o estado de apartamentos no conjunto Vicenzo Rivetti que já teve 600 unidades entregues.  Mostraram imagens de vazamentos, alagamentos e acabamentos destruídos e relataram até caso de contaminação de uma moradora por esgoto que caiu do apartamento de cima.  Também foi nesta empreitada o vereador Marcelo da Silveira e mandaram assessores acompanhar Maurinho, Silmar e Sorriso.

    Toma que o filho é teu

    Porém, na sessão da Câmara seguinte, da base governista, após o relato de Gilda e Leandro, se ouviu apenas o silêncio. Nenhuma defesa, nenhuma justificativa. Talvez seja porque na entrega das unidades – por causa da pandemia – o prefeito Bernardo Rossi esteve sozinho.  Nenhum vereador foi convidado a participar.

    Não entendi…

    Quase pronto. É o que se informa das 176 unidades do Vicenzo RIvetti que ainda faltam ser entregues. Ué? Mas não tá pronto? Era pra estar desde março quando o prefeito Bernardo Rossi pretendia inaugurar com festa, no aniversário da cidade, inauguração suspensa por causa da pandemia…

    O feriado de 7 de Setembro  também  marcar o aniversário de 48 anos do Relógio das Flores, construído para as comemorações dos 150 anos de Independência do Brasil.  Hoje, sem muitos cuidados ele, que é um importante ponto turístico de Petrópolis, amarga a falta de carinho com o setor e segue quase sem flores. Foto de Vitor Mattos.

    ETA de Araras

    Pelo impacto social e quantidade de recursos investidos, a prefeitura deveria dar mais publicidade à construção da Estação de Tratamento de Água de Araras, a oitava de Petrópolis. São R$ 12,3 milhões e o sistema estará em operação no segundo semestre deste ano.

    Distrito industrial

    Agora aos 45 minutos do segundo tempo da gestão Bernardo Rossi a prefeitura começou a fazer intervenções no terreno onde deverá ser instalado o Distrito Industrial da Posse. Estão sendo feitas limpeza do terreno, terraplanagem, colocação de frisa de asfalto na entrada e levantamento topográfico em todo o local. Já imaginou se tivesse iniciado isso em 2017?

    Rejeitado

    O vereador Reinaldo Meirelles disse, ressentido, do plenário da Câmara, que não inveja o vereador Luizinho Sorriso, mas tem admiração pelo acesso que ele tem ao governo. “Deve ser incompetência minha não ter”, chorou. Ô, Meirelles, e o secretário de Administração, Marcus von Seehausen, entusiasta da sua candidatura? Liga pra ele!

    Retrocesso

    Enquanto milhões em todo o mundo torcem para a rápida aprovação de uma vacina contra a Covid-19, um em cada quatro brasileiros resistem à ideia de tomar o imunizante quando ele for registrado. É o que mostra uma pesquisa inédita da ONG Avaaz feita pelo Ibope. Os que mais têm resistência estão na faixa etária dos 25 aos 34 anos (34%) e entre pessoas da religião evangélica (36%). Mil pessoas foram entrevistadas entre os dias 27 e 29 de agosto em todas as regiões do País. 

    Na capital

    Petrópolis pode disputar a prefeitura do Rio? A petropolitana Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, pode ser vice em uma chapa com o PSL que surge no Rio para evitar a reeleição de Crivela.  O acordo passa ainda por Hugo Leal, do PSD, que não é de Petrópolis, mas se considera um petropolitano-raiz.  Firmaram um acordo por uma chapa própria com o PSL. E o cabeça da chapa seria o deputado federal Luiz Lima.

    Difícil escolha

    Itaipava, Secretário e Araras estão lotados de veranistas. Muito movimento nos restaurantes e também nos supermercados da região. E o petropolitano fica entre a cruz e a espada: não sabe se comemora impulso na atividade econômica ou se lamenta pelo risco de contaminação.

     

    Cachoeira dos 13, em Itaipava, mais um desses recantos de Petrópolis que são maravilhosos! Foto de Múcio Kill.

    Últimas