• Seis maneiras de cumprir sua meta fitness e manter a saúde em dia neste ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/01/2016 10:00

    Preguiça, rotina apertada e pouco dinheiro são algumas desculpas comuns de pessoas que querem deixar para depois as atividades físicas e se afastar de uma alimentação com equilíbrio. Todo final de ano, as promessas relacionadas à saúde estão lá. O tema ganha cada vez mais relevância, pois o sedentarismo é um dos maiores problemas de saúde atuais e é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença. Seus males podem ser comparados aos do tabagismo. No Brasil, segundo o IBGE, 56,9% dos brasileiros estão acima do peso. Desses,mais de 20%são obesos e, entre as mulheres, 52% têm excesso de gordura abdominal. “É preciso encarar o sedentarismo como algo sério e se comprometer com uma mudança de vida, sem desculpas”, destaca Gabriel de Oliveira, professor de Educação Física. Mais de 7 milhões de pessoas ao redor do mundo encontraram no programa de treinamento Freeletics uma motivação para praticar exercícios. Febre na Europa, o programa é baseado em treinos curtos. Criado na Alemanha em 2013, o programa de treinamento Freeletics já é praticado por mais de 7 milhões de pessoas em 160 países. 


    Comece – Corrida e exercícios com o peso do próprio corpo são opções para você iniciar a atividade física sem depender de academia e horários de aula.São um aliado principalmente em momentos como o final de ano, quando festas e viagens alteram a rotina. Mas é preciso ter disciplina. “A flexibilidade pode ser uma grande aliada contra o sedentarismo, mas não deve servir de desculpas para a falta de comprometimento”, explica Gabriel. 


    Pouco é melhor que nada – É difícil mudar completamente de postura e trocar o sedentarismo pela atividade física diária. Organize o seu tempo para não sobrecarregar a rotina. Treinos curtos, de meia hora ou até menos, já são um bom começo, especialmente durante o período de festas de fim de ano.


    Prepare o ambiente – Seja em casa ou na rua, você precisa criar o seu momento. Escolher uma playlist bem animada para tocar é uma boa estratégia de motivação. 


    O momento é agora – Aproveite o verão para adotar um estilo mais saudável e manter essa motivação durante o inverno. Começar no inverno é mais difícil, pois o corpo sente mais dificuldade de despertar e a musculatura fica mais tensa em função do contraste com as temperaturas ambientes. 


    Alimentação – Com as festas de fim de ano, é difícil ser regrado. Mas isso não quer dizer que esse período tenha que representar um retrocesso nos seus planos para uma vida mais saudável. Há muitas opções de alimentos saudáveis para o período de festas. “Muitas pessoas acham que não é possível alimentar-se com qualidade no fim de ano. Isso não é verdade”, explica Gabriel. Algumas dicas e receitas para ajudar nessa fase do ano podem ser encontradas aqui. 


    Tenha metas – É difícil manter-se motivado com metas distantes e abstratas, como “entrar em forma em 2016”. Tenha metas objetivas e próximas, como “perder 2kg no próximo mês”. Dessa forma sempre haverá uma etapa clara para ser alcançada, o que ajuda a manter o foco.


    Últimas