• Prefeitura interdita obra irregular e responsável é intimado a prestar esclarecimentos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/03/2019 19:36

    Mesmo com diversas reclamações e com riscos de desabar, uma obra continua sendo feita de maneira irregular na Rua Lopes Trovão, no Alto da Serra, na altura do número 1155. Dentre as denúncias dos vizinhos, há relatos de falta de supervisão de um profissional licenciado, construção de muros e colunas com risco iminente de desabamento, já que a casa está sendo construída sobre uma ribanceira. Com as fortes chuvas que ocorreram entre a última quinta e sexta-feira, um dos muros da obra no local caiu, o que ligou um sinal de alerta aos moradores.

    Leia também: MP constata irregularidades em obra no Quitandinha  

    O morador da localidade Carlos Augusto Carvalho, de 56 anos, se diz preocupado com a segurança da obra: “Essa obra toda aí está a um passo de desabar, e se cair vai levar embora todas as casas que tem lá embaixo. Já tentamos pedir para que ele não dê continuidade à obra, mas ele não nos ouviu. Na madrugada da última sexta-feira, já caiu o muro e nós morremos de medo. As colunas estão todas tortas, não vai demorar para acontecer uma tragédia se alguém não fizer algo rápido”, conta.


    Além disso, os moradores relatam também que estão desde o mês de agosto do ano passado pedindo o embargo da construção às autoridades, mas que até agora nada foi feito. “Já fomos à Prefeitura para protocolar um pedido de embargo para Secretaria de Obras, porque estamos com medo de a casa dele cair em cima de todas as outras. Mas em nenhuma das vezes que fomos havia um fiscal disponível para vir até aqui. Isso é muito triste, porque só depois que acontecer algo grave que vão querer vir. Algo tem que ser feito imediatamente, porque do jeito que está, não dá”, desabafou o morador Cláudio Carvalho, de 57 anos.

    Questionada sobre a situação, a Prefeitura informou em nota que o Núcleo de Fiscalização de Obras Particulares (Nufic) esteve no local ainda na quinta-feira, e que embargou a obra e intimou o proprietário a regularizar o serviço – ou seja, acertar tanto a autorização para a construção quanto fazer as correções necessárias para que o muro tenha segurança. Caso contrário, o responsável pode ser multado.

    O órgão ressaltou que, em caso de construções irregulares, os moradores devem apresentar uma denúncia formal junto ao Núcleo de Fiscalização (Nufic) da Secretaria de Obras, que fica no Centro Administrativo, na Av. Barão do Rio Branco, 2.846 – Centro. Para formalizar a denúncia, é necessário apresentar documento de identidade e CPF e informar o endereço completo para que um fiscal vá ao local fazer a vistoria. O horário de atendimento do Nufic é de 12h30 às 18h.

    Últimas