• Mobilidade urbana também é discutida pelo IPGpar

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  • 08/07/2019 09:45

    Soluções tecnológicas, sustentáveis e viáveis para o trânsito também foram discutidas esta semana pelo Grupo de Trabalho de Urbanismo e Infraestrutura Instituto Pró-Gestão Participativa (IPGPar). O grupo está elaborando um Plano Estratégico para o município para os próximos 20 anos. O documento, que engloba temas de infraestrutura, educação, saúde, administração pública, cidadania, meio ambiente e cultura, será entregue aos candidatos que vão disputar as eleições em 2020.

    “Uma das ameaças diagnosticadas na reunião é o risco de, com o crescimento do número de atrativos turísticos e de grandes eventos como a Bauernfest, ocorrer uma saturação da capacidade de receber turistas e visitantes, o que na linguagem turística significa exceder a capacidade de carga turística. Diante dessa ameaça é imprescindível que ocorram investimentos na acessibilidade, como a retomada da obra da nova subida da serra, investimentos na Mobilidade Urbana no primeiro distrito e no próprio centro histórico como o rearranjo do trânsito, eliminação de estacionamentos ao longo das ruas e criação de estacionamentos periféricos que ampliem o número de vagas. 

    Consequentemente, espaços seriam liberados para a ampliação de calçadas e implantação de uma ciclovia no centro histórico, conectada aos estacionamentos. O centro de Petrópolis seria transformado em um modelo de lugar para as pessoas e não para os carros”, ressaltou o vice-presidente do IPGpar, o engenheiro Luís Carlos Dias de Oliveira.

    Durante o encontro também foi citado um projeto de implantação de um anel viário no entorno do centro histórico. “É um conjunto de mudanças e/ou alternativas viárias, e de conscientização que permitam a quem não tem origem e destino no centro, contornar esta parte da cidade e seguir para os bairros ou demais distritos sem obrigatoriamente ter que passar pela Rua do Imperador e adjacências”, comentou o vice-presidente.


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