• Localização do celular ajuda bombeiros no resgate de homem perdido em mata

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/10/2017 10:25

    Na tarde ontem uma equipe do Corpo de Bombeiros foi mobilizada para fazer o resgate de um jovem, de 27 anos, que se perdeu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Paulo Afonso Galeão Filho fazia a travessia Petrópolis-Teresópolis, trajeto feito entre a Pedra do Açu e a Pedra do Sino, quando se perdeu. Os militares foram acionados às 15h15, e, assim que iniciaram a operação de resgate, conseguiram contato por telefone celular com o rapaz, que informou sua possível localização. 

    O comandante do 15° Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ramon Camilo, informou que uma equipe com três militares – dois montanhistas e um enfermeiro – foram mobilizados para o resgate. E que no primeiro contato que conseguiram com a vítima, o rapaz informou que estava bem, não estava ferido, mas, estava sem água. “Nossa maior preocupação neste resgate foi com a saúde dele, porque com a falta d’água, ele poderia ficar desidratado, ter vômitos, tonturas, e ficar debilitado para o retorno do resgate”, disse apreensivo, o comandante. 

    A mãe do jovem, Isabel Galeão, contou que ele saiu na segunda feira, pela manhã, para fazer a travessia. Foi com um grupo, que tinha um guia e um amigo. E na manhã de ontem, por volta de 11h40, ele mandou uma mensagem pelo celular dizendo que estava perdido. E foi a família que entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate. Isabel, que estava muito preocupada com o resgate do filho, contou que não é a primeira vez que ele faz esta travessia, mas que nunca havia se perdido antes.

    Paulo informou aos bombeiros por telefone, que pretendia fazer a travessia, mas acabou desistindo. O grupo seguiu em frente, e ele decidiu retornar sozinho, se perdeu. Segundo contou, ele teria se perdido no trecho que é conhecido como “Chapadão”, que fica antes da Pedra do Açu. O Corpo de Bombeiros tentou por telefone, estabelecer a localização do jovem, para agilizar o resgate antes que anoitecesse. 

    Na noite de ontem, a equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu chegar até o local onde o rapaz estava. O trajeto da entrada do Parnaso até a Pedra do Açu é longo, e baseada na localização que o jovem informou, a previsão era de três horas de caminhada até o local. Após o resgate, seriam um pouco mais de três horas de retorno, levando em consideração as condições da descida, e o escuro da noite. Assim que foi resgatado Paulo Afonso foi levado para o Batalhão do Corpo de Bombeiros para receber os primeiros atendimentos médicos.



    Últimas