• Correios adotaram medidas para minimizar os impactos do coronavírus

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  • 20/03/2020 17:05

    Considerando a classificação da doença provocada pelo novo coronavírus (COVID19) como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os Correios adotaram medidas para minimizar os impactos da epidemia global no atendimento à população. 

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    Nas rotinas de atendimento e operacionais, os Correios seguem atendendo a população. Os serviços como SEDEX e PAC continuam sendo postados e entregues regularmente. A fim de evitar aglomerações, os clientes podem utilizar os canais eletrônicos de atendimento, como o aplicativo Correios – que contempla o serviço de pré postagem e rastreamento -, além da Central de Atendimento disponível no site da empresa.

    As atividades do Museu Correios e dos Centros Culturais também foram suspensas. Em função da antecipação do recesso o escolar em vários Estados, também foi suspenso o 49º Concurso Internacional de Redação de Cartas. A reabertura da visitação do público aos espaços culturais e a retomada com concurso serão oportunamente divulgadas.

    Medidas internas

    Foram disseminadas a todo efetivo (dos ambientes administrativo, de atendimento, de tratamento, de distribuição e força de vendas), orientações e cuidados básicos de higiene que reduzem os riscos de contágio pelo coronavírus. A empresa também providenciou a aquisição emergencial dos insumos que auxiliam na prevenção, álcool gel 70%, papel toalha e sabonete líquido, para disponibilizá-los nos locais de trabalho e intensificou o serviço de limpeza e higienização das dependências.

    Também foi autorizado o trabalho em domicílio, por 15 dias, a empregados que estiveram em viagem ao exterior, ou que tiveram convívio com pessoas infectadas. Gestantes, lactantes e grupos de risco (pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves) foram autorizadas a executar a modalidade de trabalho remoto por 30 dias – a medida se estende a empregados que residam com pessoas enquadradas nesse perfil. É permitido ainda aos empregados que possuam filhos em idade escolar ou inferior, e que necessitem da assistência de um dos pais, executarem suas atribuições remotamente, enquanto vigorar a suspensão das atividades escolares.

    Com o objetivo de evitar aglomeração nos ambientes de uso comum e em horários de pico de transporte público, a empresa orientou que o efetivo administrativo seja dividido em turnos, estabelecendo horários alternativos para entrada, saída e intervalo para refeição dos empregados. Nos locais onde o acesso à empresa é feito por meio de catraca com liberação por digital, a entrada dos empregados ocorrerá apenas com o crachá de identificação.

    Foram suspensas a participação em eventos, treinamentos presenciais e de viagens a serviço ao exterior, sendo autorizadas àquelas estritamente necessárias, priorizando o recurso de videoconferência. Foi criado, ainda, um canal para comunicação direta dos empregados com a Presidência da empresa. Durante esse período de alerta, o e-mail deverá ser usado para sanar dúvidas, relatar ocorrências e sugerir melhorias 

    Para sanar dúvidas, relatar ocorrências e sugerir melhorias a respeito da COVID-19 e suas implicações nos Correios, a agência pode ser contatada através dos telefones: 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site https://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php.

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